Prefeitura participa de fórum sobre desburocratização no processo de abertura de empresas

Para atrair mais investimentos e receber a instalação de novas empresas no município, a Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias de Finanças, Saúde, Meio Ambiente e Procuradoria, esteve presente no Fórum Rede Sim/ES que tem o objetivo de criar soluções para  desburocratizar o processo de abertura de empresas no sentido de levantar os principais trâmites burocráticos que dificultam a vida do pequeno ou grande empresário, seja para aqueles que já estão na cidade ou aqueles que queiram instalar sua empresa. O encontrou aconteceu na última terça-feira (29) na sede da ASCOL- Associação dos Contabilistas de Linhares, no bairro Araçá. 

Na oportunidade foi apresentada uma ferramenta online que faz a integração entre os dados cadastrais das empresas, da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa. O objetivo é que o sistema disponibilize na internet um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso entre todos os órgãos públicos que licenciam a abertura do empreendimento. "A partir do momento que os órgãos estejam alinhados será permitido ao cidadão abrir ou regularizar o seu negócio de forma prática, simplificada e sem burocracia", destacou Carla Cristina Tasso, coordenadora do fórum. 

O secretário municipal de Finanças, Bruno Marianelli, acredita que o fórum poderá trazer mais avanços de simplificação e outras melhorias no ambiente de negócios para os empreendedores envolvendo sistemas informatizados, que garantirão a redução do prazo de abertura e fechamento de empresas, acesso facilitado a informações e serviços creditícios e tributários e aumento da segurança para o empresário. "Apesar do reconhecimento que o processo de abertura de empresas junto ao município de Linhares atualmente, seja considerado bom, sempre há espaço para melhoria em nossos processos. Receberemos todas as propostas e empregaremos nossos melhores esforços para implantação das que forem viáveis", observou Marianelli.

Já o secretário de Saúde, Valdir Massucatti, ressaltou ainda que a intenção é desburocratizar. "Vamos analisar e ver quais são os principais problemas, se estão na parte ambiental, burocrática e depois de mapearmos vamos juntos encontrar soluções", pontuou. Segundo ele, ouvindo quem atua como ponte entre os empresários – contadores -, essas soluções podem ser encontradas de forma mais ágil e rápida. "Tudo isso faz parte de um novo momento que a gestão de Linhares vive. Queremos impulsionar a abertura de empresas em nossa cidade, para gerar emprego e renda para nossa população aproveitando ao máximo nossa vocação econômica", completou.

O Fórum

Participaram do encontro membros da corporação do Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, Sebrae Linhares, Contabilistas além dos representantes do poder público municipal: Bruno Marianelli, secretário de Finanças; Valdir Massucatti, secretario de Saúde; Lucas Scaramussa, secretário de Meio Ambiente; os Procuradores Municipais Bruno Gobbi e Gabriel Menelli, e Carlos Alberto,  Diretor do Departamento de Arrecadação Tributária (DAT).  

Atualmente após a tramitação e aprovação do processo de viabilidade do empreendimento no portal do REGIN da Junta Comercial, o contribuinte requer junto ao município seu alvará de licença, com as cópias dos atos constitutivos, cartão do CNPJ e laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.