Projeto sobre brincadeiras antigas integra familiares e alunos do CEIM Chapeuzinho Vermelho

O Centro Educacional Infantil Municipal – CEIM Chapeuzinho Vermelho proporcionou um momento saudosista e integrador entre familiares e seus alunos de um a cinco anos de idade, numa Manhã de Brincadeiras na escola. Com o tema ‘Criança que brinca é criança feliz’, professores e pedagogos relembraram brincadeiras que fizeram parte da infância dos hoje: pais, mães, tios e avós. Cabo de guerra, amarelinha, pipa, aviãozinho, barquinho de papel, peteca, bilboquê, bolinha de sabão, dentre outras brincadeiras foram apresentadas aos alunos e um momento especial foi marcado na escola para receber os familiares e com eles brincar ‘como antigamente’.

A diretora da escola Andréia Vieira da Silva contou que a iniciativa foi inspirada no trabalho Brincadeiras de Criança, do artista plástico Ivan Cruz, com objetivo de valorizar o gosto pelo brincar, revivendo o imaginário de tempos passados. "O objetivo principal do projeto foi de valorizar o gosto pelo brincar, usando as brincadeiras tradicionais de antigamente numa viagem de pura diversão e alegria, entre os familiares e as crianças", destacou.

Além dos aspectos educacionais que envolveram o projeto como o desenvolvimento oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual, socialização, dentre outros objetivos do currículo escolar, a proposta foi importante também, para socialização e integração da família com a escola. "Para finalizar, nós promovemos uma Manhã de Brincadeiras de antigamente entre os familiares e nossas crianças, o que foi lindo de ver e estimulou a participação da família na escola, que é tão importante para o processo de ensino-aprendizagem", finalizou Andréia