Prefeitura lança plataforma online para cidadão opinar no Orçamento Participativo

Linhares adotará um sistema de participação on-line no Orçamento Participativo (OP) a partir deste ano. Uma ferramenta online que promete aprimorar a participação popular em demandas da cidade foi lançada pela prefeitura de Linhares e o morador poderá opinar sobre a aplicação de recursos em seis eixos temáticos: Saúde; Educação; Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Ambiental; e Desenvolvimento Social para o Município. A forma de acesso à plataforma será pelo link (http://orcamento.linhares.es.gov.br), que já está disponível, onde o primeiro passo é a realização de um cadastro e a informação do bairro que o cidadão reside é um item obrigatório.
A inovação faz parte do princípio de gestão do prefeito Guerino Zanon, que visa ampliar e aprimorar a participação popular em demandas da cidade e ainda apoximar as comunidades do poder público, e foi desenvolvida pela secretaria municipal de Finanças e Planejamento. O sistema receberá a opinião dos moradores durante o prazo de 30 dias e após este período os dados serão reunidos e levados para a Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual já com as principais demandas apontadas pelos próprios moradores.
Conforme o prefeito de Linhares Guerino Zanon o objetivo da plataforma é facilitar a participação dos moradores e retomar a confiança da população no Orçamento Participativo. "O objetivo da plataforma online é democratizar a gestão municipal e tornar mais transparente e eficiente o planejamento e a aplicação dos recursos públicos, envolvendo os cidadãos na definição de prioridades para os gastos da cidade", explicou o prefeito.

Para o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Bruno Margotto Marianelli,  a plataforma online do Orçamento Participativo é uma ferramenta que moderniza a participação dos cidadãos de forma bastante simples nas demandas prioritárias da cidade. "O modelo cria espaços de participação direta da população para debate sobre as demandas da cidade. Esse debate deve ser orientado por uma metodologia que possibilite uma visão integrada do Município e que permita organizar a implantação dos equipamentos e dos serviços públicos de forma a contribuir para o desenvolvimento equitativo de seu território", destaca.
 
Como participar:
 
Realize o cadastro informando: e-mail (obrigatório); Nome; Bairro (obrigatório); Senha (obrigatória),
 
O usuário será direcionado para a sequência de opiniões sobre os temas (Saúde; Educação; Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Desenvolvimento Econômico e Ambiental; e Desenvolvimento Social), sendo que ele poderá marcar duas alternativas e descrever uma, para cada tema proposto.