CRAS Conceição realiza momento de interação com o Projeto Troca de Receitas Culinárias

Culinária e bate papo entre usuários de diversas idades. Foi assim o fechamento do projeto "Troca de Receitas Culinárias" do Centro de Referência da Assistencial Social -CRAS do Conceição, da secretaria Municipal de Assistência Social, nesta quinta-feira, dia 30. Objetivo é trabalhar a interação social e fortalecer o vínculo entre as crianças e adolescentes dos grupos de convivência e idosos da oficina de informática. 

"Foi um momento de interação social para estimular a prática caseira de receitas fáceis. Teve ainda muita conversa entre as idosas presentes com as crianças e adolescentes sobre suas vivências e alimentações, falando sobre os problemas de saúde que enfrentam por conta da má alimentação no passado, ressaltando a importância de manter-se sempre hidratado e reduzir o consumo de açúcares e gorduras", ressaltou a coordenadora do CRAS, 

Durante os meses de julho e agosto foram trabalhadas atividades de digitação e pesquisas de receitas da internet, bem como a formatação estrutural das mesmas, e, posteriormente, os usuários escolheram receitas saudáveis para trocarem por e-mail. Aproveitando está linhagem de atividade, o CRAS expandiu o projeto para as crianças e adolescentes, que escolheram, receitas saudáveis para digitar, formatar, imprimir e levar até seus lares como uma proposta de atividade familiar.

Para o fechamento do projeto, foram preparadas as receitas de doce de banana da terra com coco sem adição de açúcar e o docinho de leite ninho com leite condensado. 


Oficinas de Informática

Nas oficinas de informática, os idosos aprendem, por meio de atividades de socialização, a utilizar as ferramentas disponíveis no computador e celular, tais como digitar textos,  pesquisar na internet, trocar e-mails e mensagens por aplicativos de celular, além de diversos outros recursos. 

"Atualmente, com o rápido avanço tecnológico, novas ferramentas são criadas a cada dia, sendo fundamental e essencial que a pessoa idosa tenha a oportunidade de aprender a usar o computador e o celular para troca de mensagens diversas, aumentando as possibilidades de socialização e vínculos de amizade, reduzindo o isolamento social", frisou a educadora de Informática do CRAS, Ana Cláudia de Souza Lourenço.