Alunos e agentes de saúde fazem caminhada contra a dengue no bairro Aviso

Alunos e agentes de saúde fizeram uma caminhada de combate a dengue pelas ruas do bairro Aviso neste sábado (25). Eles utilizaram faixas e cartazes para chamar a atenção da população sobre o que pode ser um criadouro para o mosquito Aedes aegypti e os sintomas da doença. O bairro Aviso registrou no primeiro semestre deste ano 266 notificações e 75 casos confirmados e ocupa a terceira colocação no ranking das regiões com mais casos da doença. O bairro Interlagos e o distrito de Bebedouro lideram as estatísticas no Município.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares, Doris Schimidt Corona, pede que as pessoas vistoriem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada. "Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa".

A dona de casa Maria Aparecida fez questão de acompanhar a caminhada. De acordo com ela falta conscientização da maioria dos moradores que não conseguem tirar 10 minutos por semana para fazer a vistoria nos quintais. "Agindo assim, esse morador acaba prejudicando uma população inteira e fazendo com que nosso bairro seja um dos que mais registra casos da doença em Linhares", destacou.

A aluna Laiza dos Santos Nascimento, do 5º. ano B, também foi fazer a sua parte na caminhada. Ela garante que sempre está atenta aos cuidados para o mosquito Aedes ageypti ficar bem longe de sua casa. "Todos os dias eu verifico se as garrafas estão de cabeça para baixo e se os pratinhos dos vasos de plantas estão secos. Na escola nós recebemos várias orientações e cada um tem que fazer a sua parte", pediu.

Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em vários bairros. O objetivo é mobilizar as pessoas e conscientizá-las sobre a importância de combater os focos do vetor.

Confira o ranking das localidades com maior notificação em Linhares:
Interlagos / 443
Bebedouro / 336
Aviso / 266
São José / 137
Nova Esperança / 136
Planalto e Shell / 130
Araçá e BNH / 114
Centro / 97

Faça a sua parte, reserve um dia da semana e faça o checklist de verificação
* Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

* Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

* Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

* Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

* Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

* Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

* Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

* Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

* Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

* Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

* Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d?água) e mantenha-os sempre limpos.

* Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.