Voluntários de indústrias se unem para garantir pintura nova a escola do bairro Canivete

Colocar em prática os valores de cidadania e proteção ao patrimônio público, exercitando a responsabilidade de toda comunidade em zelar pela escola, que é um bem público e de todos. Com este objetivo, 20 voluntários das indústrias Leão Alimentos e Bebidas e Trop Frutas do Brasil, localizadas no bairro Canivete, se mobilizaram, para deixar 17 salas de aulas da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF José Modeneze -, no mesmo bairro, novinhas em folha e mais agradáveis para a volta às aulas. Todo o material utilizado na pintura foi financiado pelas empresas e pela Prefeitura de Linhares.

A parceria entre a Leão Alimentos e Bebidas, a Trop Frutas do Brasil e a unidade de ensino já acontece há algum tempo em outras ações que beneficiam não apenas os alunos, mas toda a comunidade. "Nós sempre recebemos o apoio da empresa para o desenvolvimento dos nossos projetos e eles são feitos pensando em toda a comunidade. Exemplo disso, foi o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e recuperação de nascentes realizado no ano passado e que vai beneficiar toda a comunidade com um bairro mais verde e mais sustentável", destacou a diretora da escola, Regina Jacobsen.

Quando topou o desafio, passou um filme na cabeça do Agrício da Silva Marcolino, que coordena a equipe. Para ele, o trabalho voluntário tem uma importância particular. "Eu estudei aqui a minha vida toda e hoje trabalho na Leão. A minha sobrinha hoje também está estudando nessa escola e meus futuros filhos com certeza estudarão. Fazer parte deste momento é muito importante e especial para mim, para minha família e para todos os moradores do nosso bairro", declarou.

Agrício explicou que a equipe topou o desafio motivada por quatro valores da empresa que são o trabalho em equipe, paixão pelo trabalho, adaptabilidade a mudanças e foco no resultado. "Participar desta ação nos faz crescer profissionalmente e a união entre o poder público e a empresa é fundamental porque alcançamos resultados mais rapidamente", destacou o colaborador.

O prefeito Guerino Zanon visitou o grupo três vezes na semana passada para agradecer a mobilização dos voluntários em prol da escola. Para ele, a atitude dos funcionários contribui para que  servidores, pais e alunos se unam cada vez mais na realização de outros mutirões. "Além do trabalho valioso destes 20 voluntários, temos uma equipe de profissionais do José Modeneze que se dedicou para que a ação acontecesse. Essa soma de esforços é muito importante, porque todos se sentem parte do processo e vão ajudar a manter a escola sempre limpa e organizada", disse. A ação, segundo o prefeito, tem o poder fazer com que todos passem a valorizar ainda mais a escola e contribuir para a sua manutenção.
 
Para a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, a iniciativa mostra que a comunidade e os servidores da escola estão engajados em contribuir com as melhorias coletivas."A participação da comunidade nestas ações de engajamento ajuda a criar a conscientização na valorização do patrimônio, principalmente, ao perceber o quanto é difícil cuidar da manutenção delas", destaca Maria Olímpia.
 
A ação dos voluntários que participam do mutirão não acabará com o início do ano letivo.  Eles ainda tem muito trabalho pela frente. Vão  terminar a pintura de todas as salas de aula e ainda a parte externa da unidade de ensino. E para conscientizar os estudantes sobre a importância da manutenção e da limpeza, a escola fará uma campanha de conscientização que será colocada em prática nos próximoes meses para alertar sobre a necessidade de manter o prédio limpo e bem conservado.