Tilápia de Linhares conquista mercado carioca

A Associação de Piscicultores do Guaxe – Apigua – voltou a comercializar a produção de tilápias mantida por cerca de 30 famílias da região com o apoio da Prefeitura de Linhares. Em 2010, já foram vendidas cerca de 27 toneladas do peixe. Aproximadamente mais cinco toneladas foram colocadas no mercado nessa segunda-feira (08).

A produção é vendida no Espírito Santo e no estado do Rio de Janeiro, onde atende as exigências do mercado: peso entre 700 e 800 gramas, tamanho uniforme e boa aparência. A expectativa é de que sejam comercializadas por mês 20 toneladas do peixe.

"O projeto Apigua, trazido para o Guaxe pelo Prefeito Guerino Zanon, não podia ficar parado, pois possibilita uma nova renda aos pescadores. Hoje, depois de três anos inativo, trabalhamos para fazer capital de giro e quem sabe, futuramente, agregar valor ao peixe com a mão de obra das famílias dos sócios", afirmou o presidente da Apigua, Benedito dos Santos Aguiar.

Além de articular com as entidades o retorno da produção, coube a Prefeitura de Linhares a doação de balsas utilizadas no manejo dos peixes. "Sabemos da importância social da criação desses peixes para as famílias do Guaxe. Fico feliz em contribuir com a retomada de projetos como o da Apigua. É uma conquista econômica e social tanto para os sócios, quanto para o município", declarou o prefeito Guerino Zanon.

A associação iniciou suas atividades em 2000/2001, quando o então prefeito estava à frente da Prefeitura. Hoje a Associação possui 27 sócios. Com capacidade para produzir cerca de 30 toneladas de tilápia por mês, a entidade passava por algumas dificuldades que estavam impedindo os pescadores de mantê-la ativa.

O projeto, então desativado, foi retomado após uma reunião no passado entre o prefeito Guerino Zanon, secretários municipais, e o presidente da Apigua, Benedito dos Santos Aguiar. Juntamente com instituições parceiras, discutiram como cada órgão poderia contribuir para que as atividades da associação fossem retomadas, o que ocorreu meses depois.