Prefeitura e iniciativa privada instalam lixeiras ecológicas em Regência

Na tarde desta segunda-feira (05), a faixa de areia da orla marítima da Vila de Regência, o Píer e a Praça Caboclo Bernardo receberam novas lixeiras ecológicas, que terão um importante papel na manutenção da limpeza do balneário. Inicialmente, 10 equipamentos foram instalados. A medida é mais uma etapa projeto de educação ambiental, conduzido pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e contou com a parceria da empresa Norte Recicla. 

Para o prefeito Guerino Zanon, estimular a limpeza e a coleta seletiva pode gerar grandes benefícios, emprego e renda, evita a poluição de praias e córregos, além de uma conotação muito forte de proteção ao meio ambiente que está sendo fortalecido com ações no âmbito da educação ambiental em todas as escolas da rede municipal. "Estamos iniciando a distribuição das lixeiras ecológica por Regência, mas já pensando em expandir para outras áreas do nosso litoral. Para isso, estamos tendo o apoio de parceiros da iniciativa privada, sabendo da importância de ampliar esse trabalho", destacou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, destaca que o projeto de distribuir as lixeiras por todo o litoral de Linhares tem um vasto conjunto de ações como o disciplinamento, ordem, regras de uso da praia por moradores, turistas e banhistas. Ele também destacou a importância da parceria para promover mais esta ação. "Quando você disponibiliza lixeiras, você assegura a organização e limpeza do balneário gerando bem-estar para todos. A Prefeitura realiza a coleta de lixo domiciliar, porém a parceria com a Norte Recicla vem somar esforços. Estivemos em Pontal há uma semana entregando um equipamento para a coleta seletiva de garrafas de vidro também com a empresa e agora, de limpeza urbana. Vamos avançar mais", afirmou.

O gestor da empresa Norte Recicla, Luiz Mário Freitas Netto, destacou que a parceria com o Município tem se mostrado positiva. "O poder público tem a gestão sobre o bem público e a iniciativa privada, em seu modelo de gestão. Juntos, conseguimos realizar ações que beneficiam a comunidade, a exemplo dessas lixeiras. Isso é bom para a sociedade, bom para o turismo, para Regência e para a cidade de Linhares", declarou.

A diretora de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Linhares, Jamara Silva, que participou da instalação das lixeiras explica que a colocação das lixeiras é um dos pontos, mas por trás há um trabalho vasto que inclui a educação ambiental. "Nesse aspecto, é muito importante que a população assuma seu papel, sem isso, o projeto não terá o êxito esperado", colocou Jamara. A ideia, segundo ela, é fomentar a consciência ambiental dos turistas e para ajudar nesta tarefa foram afixados adesivos que ressaltam as características turísticas da vila.