Secretaria de Agricultura inicia a construção de caixas secas em Córrego Farias

Uma tecnologia que ajuda a amenizar os danos causados tanto pelo excesso quanto pela falta de chuva. Parece contraditório, mas a técnica é simples e bastante eficiente. E, diante dos benefícios, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou a construção de aproximadamente 250 caixas secas no distrito de Córrego Farias como alternativa para enfrentar o período de estiagem, aumentando a oferta hídrica minimizando os efeitos negativos de conflitos originados pela crise hídrica e garantir os índices socioeconômicos da região, já que a economia do distrito é baseada na agricultura com destaque para as produções de café, banana e pimenta do reino.

Na tarde desta terça-feira (26) um encontro na sede da Associação dos Produtores Rurais do Córrego Farias (Aprucof) lançou oficialmente a construção das caixas secas. Dele participaram os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Franco Fiorot e Lucas Scaramussa, além do presidente da Câmara, Ricardinho da Farmácia, dos vereadores Rosinha Guerreira, Jean Menezes e Joel Celestrini, além do Diretor de Obras do Saae, Zércio Largura, a presidente da Aprucof, Ednara Bonisegna, produtores rurais e funcionários da Secretaria de Agricultura. O engenheiro agrônomo Elídio Gama Torezani ministrou palestra sobre eficiência do uso da água na agricultura e o também engenheiro agrônomo da Secretaria, Ladislau Bunicenha, falou sobre os benefícios da construção de caixas secas.

As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de estradas para captar as águas de chuva. A técnica evita enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das estradas pela chuva. "Em tempos de estiagem, as caixas secas aumentam o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático, o que favorece as nascentes e nos dá a esperança de termos os nossos rios de volta", destacou a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Córrego Farias (Aprucof), Ednara Bonisegna. Ela disse que após anos consegue enxergar a ação ser concretizada após um amplo diálogo entre a secretaria de Agricultura e os produtores filiados à Associação. "Desde 2014 o Farias é castigado pela crise hídrica e hoje conseguimos enxergar nossos rios voltarem a correr", pontuou.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Franco Fiorot, essa é a primeira ação do programa de Conservação de Água e Solo que irá agir em várias frentes visando melhorar a oferta de água para o setor agropecuário local. "Temos um programa bem idealizado que começa a ser executado agora com ações organizadas para que tenhamos a preservação e conservação dos recursos naturais indispensáveis para produzir alimentos", destaca. Paralelo a construção das caixas secas a região do Farias também será contemplada com a construção de uma barragem, obra do Governo do Estado do Espírito Santo, banco Sicoob em parceria com a Prefeitura de Linhares.
 
"Os principais objetivos da construção de caixas secas, são os de reter e fazer a água das chuvas infiltrarem, melhorando a vazão do córrego; conservar o solo; minimizar o assoreamento e conservar estradas", explicou Ladislau Bonicenha, engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura. Inicialmente os trabalhos serão desenvolvidos nas estradas vicinais e propriedades da região do Córrego Polidoro, um dos afluentes da microbacia do Córrego Farias, pertencente a sub-bacia do Rio Ibiribas, a primeira a receber a ação dentro do programa.

A localidade apresentou redução drástica da oferta hídrica nos últimos anos e através de monitoramento por imagem, foi estimada a construção de aproximadamente 250 caixas secas apenas nesta região. Para a construção das caixas secas, a pasta vai disponibilizar retro escavadeiras e caminhão caçamba.