Dia Mundial Sem Tabaco: Saúde realiza ação para encerrar campanha no Centro de Linhares

O Dia Mundial Sem Tabaco uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), comemorada anualmente no dia 31 de maio, em Linhares, contou com uma semana inteira dedicada especialmente ao combate ao tabagismo. O Programa Municipal de Controle de Tabagismo do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) realizou um trabalho de conscientização que teve início no dia 22 de maio e será encerrado nesta sexta-feira (26). Distribuição de material informativo, caminhada e atendimento gratuito a população foram algumas das ações realizadas.
Para o médico Itamar Francisco Teixeira, diretor do Naps, no mês de maio existe uma atenção maior ao controle do tabagismo, mas ao longo do ano o atendimento é frequente, com orientação de especialistas, instrução e distribuição de adesivo de nicotina, consultas aos tabagistas e orientações nas Unidades de Saúde da Família. Todo apoio é gratuito e constante.
Nesta sexta-feira (26) o encerramento da campanha acontecerá na Praça Nestor Gomes (pracinha dos Correios), com atendimento à população das 8h às 11 horas, seguido de uma caminhada pelas ruas do Centro de Linhares. Todos os setores da saúde envolvidos no combate e prevenção ao tabagismo estarão representados, com psicólogo, nutricionista e assistente social, orientando e encaminhando os que demonstrarem interesse em participar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde publica mundial e as evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, matando dois em cada três dos seus consumidores, afetando ainda a saúde das pessoas que não fumam.
Sobre os dados a respeito do número de fumantes, Teixeira informa que o registro em Linhares, está estável. "Nossos números de tabagistas não aumentou. Está estável, graças ao apoio dos programas, que contribui, ofertando todo suporte aos fumantes que desejam deixar este vício", finalizou o médico.