EEEFM Vila Regência promove atividades para enaltecer o herói Caboclo Bernardo

Junho é o mês em que a Vila de Regência celebra tradicionalmente a memória de sua mais ilustre personalidade: Caboclo Bernardo. Para despertar nos alunos o sentimento de valorização da cultura local, a EEEFM Vila Regência promoveu diversas atividades com os alunos do 1°, 2° e 3° anos, dentro do projeto IMplantação – Caixa de experimentação: Boca do Rio Doce.

A professora mestra Luana Laurent, da turma do 1° ano, explicou sobre o projeto. “Todos os anos no mês de junho é organizada na vila uma programação especial para celebrar a data. Então, a escola organizou diversas atividades para resgatar a cultura de Regência, por meio de um projeto idealizado pela artista plástica e ativista da educação, Renata Apolinário, e aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que vem valorizando e resgatando brincadeiras antigas que se perderam com o tempo”, comentou.

A escola recebeu uma caixa cheia de material do projeto IMplantação para desenvolver as atividades, dentre eles materiais reciclados encontrados na boca do Rio Doce como tampinha, pedaços de madeira e palito de picolé.

Os assuntos abordados pela escola foram: como o Caboclo que entrou para a história após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce; instrumentos musicais como o congo e a diversidade cultural. Entre as atividades estavam pintura, teatro na caixa, confecção de instrumentos musicais do congo, dentre outros.

Obs.: A aluna sem máscara na foto está realizando as atividades de forma remota, ou seja, em casa.