Saae realiza limpeza de Poço de Visita em Bebedouro e encontra acúmulo de materiais de construção

Atendendo a uma solicitação dos moradores do Loteamento J.J. no distrito de Bebedouro, no interior do Município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae), realizou na manhã desta quarta-feira (13) e irá finalizar até a próxima sexta-feira (15) a manutenção dos poços de visita (PVs) existentes em várias ruas e avenidas do loteamento. O objetivo é permitir que o grande volume de esgoto possa fluir com rapidez e evitar transbordo nas ruas. Os colaboradores do Saae encontraram um grande acúmulo de resíduos de material de construção que estavam obstruindo os PVs e provocando o vazamento do esgoto.

"As nossas equipes de desobstrução e limpeza da rede coletora de esgoto atuam sempre que ocorre alguma anomalia na rede, principalmente depois de chuvas torrenciais porque as enxurradas levam para os bueiros areia, terra e o microlixo, que acabam assoreando os poços de visita. Dessa forma, limpos, retirados todos esses materiais, os PVs não vão transbordar e provocar transtornos a moradores, pedestres, motoristas e comerciantes", observa Zércio Largura, Diretor de Operações e Obras da autarquia. Ele alerta que é crime fazer ligações clandestinas na rede de esgoto, a rede de esgoto foi projeta apenas para receber esgoto e não água pluvial.

O diretor ressalva, no entanto, que em alguns casos, apesar do bueiro limpo, pode ocorrer transbordo, devido à obstrução nos tubos que formam a rede que coleta os resíduos. O PV é um dos elementos que compõem o sistema de esgotamento sanitário e serve para dar acesso à inspeção e limpeza de canalizações. O serviço é realizado de duas formas: manualmente, com o uso de enxada, pá e uma chave de ralo; ou com o caminhão hidrojato. Neste caso, durante a limpeza é criada uma ligação entre o poço de visita e a rede que por meio de uma sonda, conectada ao caminhão, faz a desobstrução do trecho, normalizando o escoamento do resíduo acumulado.

Para solicitar a limpeza e desobstrução da rede coletora de esgoto, basta ligar para o telefone do Saae que é o 2103 1311 ou o 0800 726 9755.

Evite o uso impróprio da rede de esgotos:

– O imóvel deve ter caixa de gordura;
-Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;
– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;
– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;
– A rede de esgoto do SAAE não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.