Quase 15 mil alunos da Prefeitura visitarão caminhão que ensina boas práticas no consumo de energia

A Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Educação viabiliza até o dia 27 de outubro, oportunidade a 14.946 alunos de participarem do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP Espírito Santo. Como grande atração, as crianças receberão o caminhão laboratório da empresa nas unidades escolares que estudam. O veículo oferece uma série de experimentos, jogos e vídeos em 3D, que abordam e reforçam a importância do uso seguro e eficiente da energia. O laboratório itinerante visitará também, a CEEMTI – Escola Viva "Bartouvino Costa" e Petalozzi de Linhares.
 
Para que conteúdo do programa seja trabalhado de forma completa, os educadores de escolas municipais realizaram curso de capacitação, com conteúdo e orientações sobre formas de trabalhar o tema em sala de aula. E como complemento das atividades, os alunos visitam a unidade móvel do projeto, que traz experiências divertidas. "O intuito do projeto é que o conhecimento adquirido ultrapasse os muros da escola e seja compartilhado com os familiares e com a comunidade. Para isso, as informações são transmitidas de maneira simples, lúdica e divertida, facilitando o aprendizado", diz o Gestor Executivo de Recuperação de Receita da EDP Espírito Santo, Evandro Scopel.
 
O programa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE, da Distribuidora, acontece em parceria com a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e com a Prefeitura de Linhares. Ao final da visita, os alunos do 1º. ao 5º. ano receberão um kit com gibi em formato de história em quadrinhos, uma cartilha com atividades e passatempos. Além disso, ganham adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como, ao consumo consciente de energia.
 
Confira todas as atividades que o caminhão itinerante oferece:
Painel interativo e casa de consumo – um painel com os principais cômodos e equipamentos eletrodomésticos que simulam o consumo de uma residência;
 
Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia;
 
Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo;
 
Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
 
Condutores de Isolantes – mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica;
 
Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está;
 
Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha;
 
Gerador Manual – O estudante gira uma manivela que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED;
 
Conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar – A célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual. O disco fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos.