Gripe: 33 unidades de saúde de Linhares recebem doses da vacina

A campanha nacional de imunização contra a gripe começa nesta segunda-feira (17). Em Linhares a vacina está disponível nas 33 unidades de saúde da rede municipal da sede e do interior do município, de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 17 horas. As vacinas estarão disponíveis até o final da campanha nacional, no dia 26 de maio e o Dia D da vacinação no município está agendado para o dia 13 de maio para todos os grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde irá receber mais de 34 mil doses da vacina até o final da campanha e a meta é imunizar no mínimo 90% das pessoas que integram os grupos prioritários que são gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês há, no máximo, 45 dias), trabalhadores de saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas (como diabetes e renais crônicos), idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Trivalente

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários de gestantes, puérperas, crianças, idosos e trabalhadores da saúde, reduzindo as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.

Comprovação

Trabalhadores de saúde e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto.

Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina.

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

Sintomas:
*Febre acima dos 39º
*Dor de cabeça intensa
*Calafrios
*Cansaço
*Tosse seca
*Dores musculares e nos olhos
*Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Prevenção:
*vacinação anual;
*lavar as mãos constantemente;
*usar álcool em gel para higienizar as mãos por que ele funciona como antimicrobiano;
*evitar levar as mãos ao rosto e boca;
*evitar aglomerações;
*usar lenço descartável;
*cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar;
*deixar as janelas abertas para a circulação do ar;
*evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas;
*fazer uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes, e a ingestão de bastante líquido reforça as defesas do organismo;
*manter a casa e os ambientes (inclusive o do trabalho) livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, e as mãos limpas para evitar o contágio de doenças.