Assistência Social abre inscrições para apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes

Muitas pessoas não se consideram em condições de adotar uma criança e arcar com todas as responsabilidades que esta atitude requer, mas podem, ainda assim, se tornar um referencial afetivo, tanto familiar quanto comunitário, fazer companhia e dar afeto. 46 crianças e adolescentes que moram, atualmente, em um dos abrigos mantidos pela Prefeitura de Linhares, aguardam por este ato de coragem e de solidariedade, que tem muito a agregar, a ambas as partes.   
Estão abertas as inscrições para o cadastro do Programa de Apadrinhamento Afetivo da Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A intenção é que as crianças e adolescentes tenham uma convivência familiar. Os interessados podem se inscrever no site institucional: https://www.linhares.es.gov.br no link Apadrinhamento Afetivo (http://www.linhares.es.gov.br/Apadrinhamento/Apadrinhamento.htm). Para participar, entre as exigências, é preciso ter mais de 18 anos e não estar no cadastro nacional de adoção. Outra exigência é que o nome da pessoa não conste em nenhum processo envolvendo crianças em situação de risco.
De acordo com a psicóloga que atua no projeto, Adriana de Azevedo, a proposta do projeto é o fortalecimento de novos vínculos afetivos de forma continuada possibilitando experiências positivas na vida destas crianças e adolescentes. Ela destaca que em muitos casos, o único referencial afetivo que eles têm, em toda sua infância e adolescência, são os cuidadores e supervisores destas casas. "O apadrinhamento afetivo é uma oportunidade de resgatar o direito à convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes que se encontram em acolhimento institucional, destituídos do poder familiar e com remota possibilidade de colocação em família substituta", explica.
A assistente social Gicele da Silva santos, que também integra a equipe do projeto, diz ainda que o processo de apadrinhamento envolve outros requisitos. "O interessado deve ter disponibilidade de tempo e de doar afeto. Ele também precisa ter disponibilidade para participar de oficinas para se aproximar das crianças e adolescentes que já estão nas instituições acolhedoras". Antes das oficinas, os participantes passarão por entrevistas com psicólogos e assistentes sociais. "É uma pequena ação que pode mudar tanta coisa no futuro de uma criança e um adolescente", pontua a assistente social.
Como se inscrever
Uma equipe técnica da Prefeitura, formada por assistentes sociais e psicólogos em parceria com a Vara da Infância e Juventude irão acompanhar todo o processo, orientar os padrinhos e apadrinhados. Os interessados em ser padrinho afetivo devem preencher uma ficha disponível no link do Apadrinhamento Afetivo no site da Prefeitura e depois encaminhar para o e-mail apadrinhamentoafetivo@linhares.es.gov.br.

Ou procurar a equipe técnica do programa de Apadrinhamento na Secretaria Municipal de Assistência Social de segunda a sexta-feira, 7h30min às 11h30min. O telefone de contato é o 3372-2099 e o endereço da Secretaria de Assistência Social é a Rua da Conceição, 238, centro – ao lado da Praça 22 de agosto.