Alunos de escola do Farias participam do Escola Cidadã das secretarias de Educação e Segurança

Ser gentil, oportunizar ações que visem a valorizar o potencial de criar e aprender, contribuem com a formação individual e coletiva. Esse foi o objetivo do projeto Escola Cidadã que tratou o tema Gentileza entre os estudantes do 5º. ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Efigênia Sizenando", no Córrego Farias, no interior de Linhares. O projeto é uma parceria das secretarias municipais de Educação e Segurança Pública e Defesa Social com o 12º Batalhão da Polícia Militar e tem o objetivo de promover palestras e eventos culturais em todas as escolas da rede municipal de ensino. Nesta primeira fase do Escola Cidadã, além da Gentileza, o Respeito e Valores são temas em discussão. As próximas escolas que irão receber o projeto estão localizadas no Vila Bethânia, Pontal do Ipiranga, Guaxe, Rio Quartel e Bagueira.

A dinâmica do projeto tem ainda o desafio de tratar outros temas como assédio sexual, bullying, educação para o trânsito, conservação do patrimônio público e drogas dentro de sala de aula com o objetivo de ajudar os professores da rede pública a melhorar o convívio escolar e familiar e o aprendizado dos estudantes por meio de brincadeiras, palestras e debates. "O projeto ressurge com a intenção de melhorar os relacionamentos dentro e fora do ambiente escolar, afinal esse é o foco do trabalho com os estudantes. Ser gentil, oportunizar ações que visem valorizar o potencial de criar e apreender, contribuem com a formação individual e coletiva", reflete a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Para a diretora da escola, Anailde Lúcia Bitti Salazar, as palestras mudam gradativamente o comportamento dos alunos dentro e fora de sala de aula. "Apoio muito esse projeto e sempre solicito à Guarda para que venham à escola. O legal é que depois das palestras eles passam esses ensinamentos para os pais. E esse é um dos objetivos que está sendo alcançado", destacou a diretora.