Prefeitura vai economizar R$ 600 mil por ano com novo sistema eletrônico de iluminação pública

Um programa de computador que gerencia o sistema de iluminação pública vai possibilitar a economia de cerca de R$ 600 mil aos cofres públicos, a partir do ano que vem. O sistema começou a ser implantado no início desta semana e já funciona em 138 postes de Linhares. O sistema de automação da iluminação pública está em fase de gerenciamento e de configuração do software.

Entre as áreas monitoradas estão: o fórum de Linhares; hospital Rio Doce; Igreja Matriz do Centro; Praça 22 de Agosto; rodoviária; Colégios Bartouvino Costa e Emir de Macedo Gomes; Câmara Municipal; Hospital Geral de Linhares; e Prefeitura. A rede ainda será ampliada.

Por meio desse programa, é possível monitorar, diariamente, as lâmpadas que queimam ou que permanecem acesas durante o dia. Dessa forma, um técnico aciona a empresa que fará os reparos nos locais que apresentarem problemas. O sistema também permite que a Prefeitura agende o horário de funcionamento das lâmpadas via internet, evitando assim, que as lâmpadas consumam energia desnecessária.

Disque Iluminação

Enquanto o software é configurado, é possível que algumas lâmpadas deixem de acender à noite. A situação será normalizada até o final dessa semana. Vale ressaltar que o Disque Iluminação, por intermédio do telefone 0800-603-2200, continuará em funcionamento. Com ele, o morador pode informar tanto lâmpadas que não acendem à noite quanto as que permanecem acesas durante o dia.

A ligação é gratuita e a solicitação do serviço pode ser feita das 8h às 20h. Ao telefonar, é importante que a pessoa tenha em mãos o número do poste, identificado numa plaqueta metálica abaixo da luminária. Caso não tenha, deve informar o endereço e número do imóvel mais próximo ao poste. É importante também anotar o número do protocolo que será gerado durante a ligação.