Conheça alguns dos condutores da Tocha Olímpica em Linhares

Ao todo, 46 pessoas conduzirão a Tocha Olímpica em sua passagem por Linhares, na tarde da próxima quarta-feira (18). No entanto, apenas 34 foram anunciados oficialmente pelo comitê organizador do revezamento. Segundo a organização, a lista completa de condutores ainda guarda algumas surpresas, que serão divulgadas em data não informada.

O grupo foi selecionado pelo comitê após indicações da Prefeitura de Linhares e de patrocinadores.

Os nomes divulgados são:

– Alaerte Sfalsin Sartório;
– Alexandre Machado Pimentel;
– Amanda Tonon Aguiar;
– Ana Flávia Fiorott Rocha; 
– Arildo Borges; 
– Azevedo De Sá; 
– Cícera Batista; 
– Débora Gonsalves Tomaz; 
– Eduardo Rocha Santos; 
– Estevam Da Costa;
– Fabio Ferreira; 
– Fernando Souza Batalha Antonio; 
– Guilherme Reis 
– Isaany Chaves; 
– Juliano Matos Paiva; 
– Jusséry Montoanele Lopes Silva; 
– Kevin Da Costa; 
– Laurimar Silva Vieira Ribeiro; 
– Magno Pereira Salvo;
– Marcelo Dos Santos; 
– Marcos Ferreira Favieri; 
– Marcus Vilaça Vinícius; 
– Maylla Venturin Barcellos; 
– Milena Mendes Dos Santos; 
– Neemias Silva Santos;
– Pedro Junior Zucatelli; 
– Priscila Alexandre;
– Rhuan Hemerly Loser; 
– Ricardo Miotto Pecinali; 
– Sandriny De Almeida Da Silva; 
– Sergio Junior;
– Vinicius Santos Teixeira; 
– Vinicius Silva;
– Willian Nascimento. 

Conheça melhor alguns deles


Nome: Magno Pereira, 41 anos

Profissão: Mecânico
Esporte: Ciclismo
"Aos 14 anos de idade, já trabalhava numa oficina de bike. Eu olhava as revistas sobre o tema e alimentava a vontade de praticar também. Consegui uma bike BMX e comecei a praticar. Aos 16 anos, comecei o Mountain Bike. Parei aos 18 para servir ao Exército e aos 19 retornei ao ciclismo. Aos 20 anos, fui convidado para fazer parte da equipe Memorial Santos que competia em todo o país. Em 93, fiquei em primeiro lugar na Copa America, realizada no Autódromo de Interlagos (SP). Em 2003, conseguimos levar o capitão da equipe para as Olimpíadas de 2004. Em seguida, deixei a equipe por questões familiares. Retornei ao ciclismo e em 2011 fui campeão estadual de Mountain Bike, em Itaúnas. Hoje participo das etapas regionais de ciclismo".

Nome: Juliano Paiva Matos, 34 anos

Profissão: Empresário
Esporte: Triathlon
"Sou empresário da região no ramo de telecomunicações e comecei a correr há dois anos. Em menos de 8 meses, com atividade física regular e reeducação alimentar, consegui vencer o sedentarismo de anos e reduzi meu peso em 18 Kg. Saí de 98Kg para 80Kg. A corrida de rua aflorou a paixão pelo Triathlon. Além da corrida, pratico natação e a bike".

Nome: Arildo Borges, 53 anos

Esporte: ex-jogador de futebol
"Aos Com 17, comecei  a treinar futebol no time do América Futebol Clube. Já joguei no Rio Branco, em Vitória, Tupã, Guararapes, União Agrícola Barbarense, em São Paulo, América Mineiro, em Minas Gerais, e Anapolina, de Goiás. Depois dessa longa jornada que já cercava o inicio dos anos 90, retornei ao Espírito Santo para jogar pelo time  do Muniz Freire. Voltei para o Linhares Futebol Clube, quando marquei  o único gol do time da casa em um jogo contra o Fluminense, válido pela Copa do Brasil contra o Fluminense. Nós eliminamos o time carioca da competição. Após isso surgiu a Lei 3.281 de 26 de março de 2013 chamada de Arildo Borges. Trata-se da lei de incentivo ao esporte em que as empresas podem deduzir até 25% do valor dos impostos pagos a prefeitura e repassar a equipes de futebol".

Nome: Guilherme Azevedo de Sá Reis, 15 anos

Profissão: Estudante
Esporte: Jogador de basquete
"Sou estudante do IFES e jogo basquete há 3 anos. Estou muito feliz por ter sido escolhido como condutor da tocha. Além de ser um momento único, será uma experiência que nem tenho palavras para descrever. Satisfação incrível".

Nome: Alaerte Sartório Sfalsin, 43 anos

Trabalho: Aposentada por invalidez devido a deficiência visual
Esporte: Praticou atletismo e handebol. Atualmente, pratica natação, academia e corrida.
"O que representa carregar a tocha? Representa espírito esportivo, superação como atleta e como cidadã. Eu praticava a corrida e natação na juventude, mas fiquei doente, perdi a visão e deixei a prática esportiva de lado. Há cinco anos, busco na atividade física uma forma de superar uma depressão. Hoje participo de maratonas oficiais no Espírito Santo e nos estados vizinhos. Considero que meu maior desafio foi correr junto com o meu esposo na maratona da Chapada da Diamantina. Ele foi o meu guia".

Nome: Vinícius Santos Teixeira, 27 anos

Profissão: Atleta de Handebol
Desde adolescente, participa de competições representando o município e estado. Jogou em alguns clubes de São Paulo. Em 2009, foi descoberto e convidado a treinar na Seleção Brasileira. Com uma rotina de treinamentos intensa, Vinicius mantém o foco nas Olimpíadas de 2016. Ele treina 4 horas diárias e participa dos jogos nos finais de semana.

Nome: Alexandre Pimentel Machado, 34 anos

Profissão: Advogado e bancário
Esporte: Corrida de rua
Realiza um trabalho voluntário na Associação de Corredores do Município de Linhares (ACML). Recentemente, foi classificado como o terceiro melhor Advogado Corredor do Brasil, título conquistado após disputar várias etapas em diversas cidades do Circuito dos Advogados do Brasil no ano de 2014.

Nome: Eduardo Santos Rocha, 33 anos

Profissão: Empresário no ramo de Cronometragem de Eventos Esportivos
Esporte: Triathlon
Trabalhava como meeiro na zona rural de Linhares quando sentiu a necessidade de praticar alguma atividade esportiva. Com dificuldade de viajar até a zona urbana, começou a praticar corrida na região onde morava e com treino passou a ganhar destaque nas diversas provas em que participava no Estado. Migrou para o triatlhon e hoje também representa muito bem o município nessas provas.

Neemias Santos Silva, 50 anos

Neemias Santos Silva é idealizador e atual coordenador da Academia Capixaba de Futebol, projeto que visa proporcionar o desenvolvimento físico, emocional e o senso de companheirismo e de sociabilização entre as crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade.

Apesar de publicitário, Neemias sempre esteve ligado ao futebol.  Em 1999 exerceu a função de auxiliar técnico ao lado dos quatro treinadores que passaram pelo Linhares Futebol Clube. Nesse mesmo ano assumiu o cargo de técnico do time principal e, em seguida, aceitou o desafio de treinar o time de juniores. Foi técnico também dos times São Mateus, Lux Lisboa e Moimenta da Beira – clube de Portugal. No ano de 2008, ainda como técnico, foi campeão capixaba da Sub 17 pelo Linhares Futebol Clube. Durante todo esse período, atuava em paralelo com iniciativas sociais, que posteriormente se concretizaram através da Academia Capixaba de Futebol.

A Academia Capixaba de Futebol, estruturada em 2009 – atuante desde os anos 90 – stá presente em localidades que têm alto índice de vulnerabilidade social e, desde então já atendeu e apoiou aproximadamente 700 crianças e adolescentes, os quais, ao final de suas passagens pelo projeto, tornaram-se profissionais de diversas áreas e atletas.

Em 2015 o projeto participou do Torneio Internacional de Massachusetts e quatro integrantes da Academia foram adotados por uma família americana, que lhes proporciona afeto, educação e expectativa de um futuro melhor. Inclusive, um deles joga hoje no Seacoast United Soccer Club.

Segundo Neemias Santos Silva, o projeto é a porta de entrada para uma transformação e renovação de pensamentos, conduta e cultura socioeconômica, contribuindo cada vez mais para a formação de cidadãos éticos, responsáveis e sadios.