Maio Amarelo: motoristas flagrados sem cinto de segurança testam aparelho que simula colisão

Os motoristas que foram flagrados sem o cinto de segurança na Avenida João Felipe Calmon, no Centro, tiveram uma experiência diferente na manhã dessa quinta-feira (5). Em vez de serem multados pelos agentes de trânsito durante uma blitz educativa da campanha "Maio Amarelo", os motoristas e passageiros eram convidados a fazer um teste no convencedor, aparelho que simula uma colisão a uma velocidade de 12 km/h contra um obstáculo imóvel.

A proposta do Departamento Municipal de Trânsito com essa ação é conscientizar os condutores sobre os riscos que a falta do cinto de segurança pode provocar. Um dos motoristas parados na blitz sem o cinto e que fez o teste no convencedor foi o estudante, Rafael Guerini. Segundo ele, a experiência não foi agradável.

"Mesmo simulando uma velocidade pequena, o impacto é muito forte. Eu nunca sofri um acidente e não sabia como era e a experiência vai servir de aprendizado", conta o jovem.

O aparelho convencedor veio pra Linhares através de uma parceria do Departamento Municipal de Trânsito com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Conduzir um veículo sem o uso do cinto de segurança é uma infração grave e gera multa de R$ 127,00 e perda de 5 pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).