Distrito industrial trará porto ao litoral de Linhares

Os próximos anos prometem abrir as portas de Linhares ao mercado internacional pelo mar. Foi assinado nesta terça-feira (3), no Palácio Anchieta, em Vitória, um protocolo de intenções entre a Mlog, operadora de terminais portuários e de soluções logísticas em navegação, o Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares, para a instalação de um distrito industrial no município.

O conjunto de empreendimentos será instalado numa região entre Povoação e Pontal do Ipiranga e terá 9 unidades: polo de distribuição (multimodal), zona de processamento de exportação, polo moveleiro, zona de armazenamento e silos, condomínio de serviços, concretaria, zona de processamento (aço e granito), condomínio industrial e polo gás/químico.

A futura décima unidade do distrito será um porto. A intenção é atrair com infraestrutura e localização estratégica, indústrias dos setores de petróleo e petroquímica, serviços logísticos, metalmecânica e rochas ornamentais. A área total do projeto chega a 1.200 hectares.

"Para nós, o Espírito Santo é o melhor estado para desenvolvimento logístico. Queremos desenvolver esses 12 milhões de metros quadrados em fases, com toda a infraestrutura necessária. Minha mensagem é de otimismo, nós precisamos empreender", destacou a presidente da MLog, Patrícia Tendrich Pires Coelho.

O prefeito Nozinho Correa espera que o projeto oxigene a economia local. "Assino esse documento esperando que esse distrito valorize ainda mais o município e traga novos investidores para a região. Ao longo do tempo, é uma ação que nos fortalecerá contra crises", disse. Para o secretário de desenvolvimento de Linhares, Rodrigo Paneto, trata-se de uma ótima oportunidade ao município. "Reiteramos nosso apoio ao projeto. Esse investimento abrirá nossas portas ao mundo", avaliou.

Para o governador do estado, Paulo Hartung, o projeto terá impacto econômico positivo numa grande área. "Linhares será a porta de entrada de investimentos que desenvolverão, não só o norte do estado, mas uma enorme região do sudeste", aponta.