Primeira edição de Feira de Produtos Agroecológicos em Linhares é sucesso de público

A partir de agora, quem quiser comprar produtos livres do uso de defensivos agrícolas tem endereço certo em Linhares. Aconteceu neste domingo (3), a abertura oficial da primeira Feira de Produtos Agroecológicos do município. A feira linharense é a 11ª orgânica do Espírito Santo, mas é a primeira a ocorrer fora da Grande Vitória.

Dez famílias de agricultores de Santa Maria de Jetibá, Colatina e Linhares estarão todos os domingos, das 11 às 17h, no Shopping PátioMix Linhares, no bairro Movelar, dividindo sua produção própria com o público.

Ótima oportunidade para José Cláudio da Rocha, do assentamento Sezínio, que fica em Linhares. "Acreditamos que essa é uma grande chance de mostrar o que fazemos. É uma renda a mais pra a gente e mais uma opção de qualidade para o consumidor", explica.

Antônio Branco levou a Santa Maria de Jetibá toda a sua experiência de 20 anos de produção de frutas em Portugal. Na Feira de Produtos Agroecológicos de Linhares, sua banca oferece, além das frutas, biscoitos e pães.

"Hoje já não é tão difícil produzir orgânicos. Basta procurar informação, fazer capacitações. Existem várias ferramentas que nos permitem não usar agrotóxicos e combater as pragas de forma biológica", conta o português.

A gestora pedagógica Shirley Locatelli não pensou duas vezes e veio de Sooretama, município vizinho, conhecer os produtos da feira linharense. "A possibilidade que a gente tem de ter contato com produtos de qualidade, conhecer o produtor rural, conversar com ele e saber como são produzidos os alimentos. Tudo isso é fantástico! Trouxe o meu filho e tem produtos aqui que ele não conhecia", afirma.

Os produtos comercializados foram cadastrados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e atendem às exigências da produção agroecológica, em que os alimentos são cultivados sem a utilização de agrotóxicos, respeitando critérios de sustentabilidade.