Procon de Linhares alerta população para o uso consciente do crédito pessoal

Sabe aquela oferta de um móvel ou eletrodoméstico com preço baixo e ainda por cima bonito? Aquela roupa da vitrine que chama atenção? Pois é. O Procon de Linhares orienta que o consumidor tenha cuidado ao fazer compras sem antes se preocupar com o bolso. Dados do órgão que defende o consumidor apontam que mais de mil atendimentos registrados neste ano estão relacionados a questões financeiras.

De acordo com o diretor do Procon, Alysson Reis, o endividamento pelo uso inconsciente do cartão de crédito, uso limite de cheque especial e empréstimos são os fatores que mais levam os consumidores ao órgão para tentar uma negociação com a empresa fornecedora do crédito.

Do 1º dia de janeiro a 15 de julho deste ano foram registrados 3.503 atendimentos. Mais de um terço do total de atendimentos, 1.310 foram reclamações ligadas a crédito e pendências financeiras.

"A facilidade de acesso ao crédito e a falta de planejamento podem ter contribuído para a alta no número de atendimentos para solucionar problemas dessa natureza", comenta Alysson. Ele ainda faz um alerta para que o consumidor não se deixe levar pelas tentações da facilidade de crédito: "Antes de tudo é preciso se organizar quanto ao uso consciente do crédito. É preciso atenção e avaliação do crédito fácil. Em tempos de crise ou não, evite realizar compras por impulso ou adquirir serviços sem a devida necessidade."

Número de atendimentos de janeiro a julho de 2015

Assuntos financeiros 1.310
Produtos 913
Serviços essenciais 705
Serviços privados 494
Saúde 60
Alimentos 16
Habitação 5
Total 3.503

 
 
 







Informações à imprensa:

André Neves | andre.lopes@linhares.es.gov.br
99623 6392 | 99238 2285