Pontal, Povoação e Regência vão entrar na rota do turismo capixaba e nacional

Os balneários de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação vão entrar na rota do turismo capixaba e nacional. É o que propõe o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Foz do Rio Doce desenvolvido pelo Projeto Tamar, o consultor de turismo Mário Petrocchi e o secretário municipal de Turismo, José Carlos Fiorot. A ideia é criar pacotes turísticos que integrem as três comunidades.
 
A execução do Plano prevê a análise de estudos feitos em Linhares pelo Tamar e outras instituições, o conhecimento da oferta e da demanda turística atual e potencial da região, estratégias de posicionamento competitivo para a região, planos operacionais para o desenvolvimento do turismo na Foz do Rio Doce.
 
Segundo Petrocchi, com o turismo bem planejado e estruturado, em um projeto de curto, médio e longo prazo, pode ser uma indústria limpa e um grande indutor para a geração de trabalho e renda na região, capaz de promover a inclusão social e diminuir as carências e fragilidades sociais. "É necessário criar um grupo articulador em cada comunidade por meio de uma parceria o poder público, o Projeto Tamar e instituições de fomento como o Sebrae", orientou.

O secretário de Turismo de Linhares, Carlos Fiorot, afirma que o Município vai oferecer todo o  suporte necessário para que o projeto seja executado. "O nosso objetivo é impulsionar esse plano para que possamos ter um turismo consolidado em nossa região e, consequentemente, gerar mais empregos e renda para o nosso município", destacou o secretário.

Na última quarta-feira (15), Fiorot discutiu o projeto com Mário Petrocchi, que é professor de Turismo, consultor e escritor de livros da área de planejamento aplicado ao turismo, agenciamento e hotelaria; Carlos Sangália, educador ambiental do Projeto Tamar; e Marcos Correia, arquiteto.

Empresários e moradores aprovam iniciativa

Empresário do setor de turismo do Pontal, Wellington Miranda disse que as comunidades têm a necessidade de melhorar a organização, o planejamento e a gestão do turismo. "Vamos mobilizar outros empresários para uma reunião mais ampla com o professor Petrocchi. Temos que aproveitar a oportunidade", enfatizou. Os empresários e moradores de Povoação também aprovaram a iniciativa.