Saae de Linhares apresenta recomposição das tarifas de água e esgoto no município

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) anuncia recomposição em suas tarifas de água e esgoto. Os novos valores começam a vigorar a partir de março. A população em geral passará a pagar R$ 0,45 a mais por metro cúbico consumido. Há tarifas diferentes para estabelecimentos comerciais, indústrias, repartições públicas e casos especiais (obras). Mesmo após a mudança, o valor do metro cúbico de água tratada no município continua quase 60% mais baixo do que o praticado em vários municípios do Espírito Santo.
 
A recomposição de tarifa foi discutida durante assembleia dos membros do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes). O diretor do Saae, Ademir Lima, explicou que a alteração possibilita a manutenção das obras em execução e o anúncio de novos investimentos. A principal obra do pacote de investimentos é a construção de um canal para tornar o principal ponto de captação de água de Linhares, no Rio Pequeno, mais eficiente.
 
O canal tem 7,2 metros de profundidade e está 2,4 metros abaixo do nível do rio. A construção tem 26,6 metros de comprimento por cerca de 5 de largura e conta com duas comportas de ferro fundido de 3 metros de altura. O valor total da obra é de R$ 1.138.740,57 em recursos da autarquia. Com sistema de pré-tratamento que inclui grade de contenção de rejeitos, caixa de areia, poço de sucção e poço seco, o canal deve ficar pronto nos próximos 30 dias. A expectativa é multiplicar em 6 vezes a capacidade de captação no ponto com a ajuda de 3 novas bombas.
 
Outra novidade é a contratação de uma empresa para monitorar/supervisionar e realizar reparos nas oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. As estações ficam em Bebedouro, Aviso, Canivete, Movelar, Rio Quartel, Interlagos, Farias e Desengano. A de Bebedouro já está passando por reforma geral, que deve ficar pronta em 90 dias.
 
Em 2014, as bombas utilizadas para distribuir água tratada no Pontal do Ipiranga foram substituídas por três novos equipamentos. Cada nova bomba tem capacidade de distribuir 34 litros por segundo. Para garantir ainda mais a distribuição de água no balneário durante o Réveillon, Carnaval, o Saae de Linhares locou um gerador para a estação local. Em Regência, foi instalado um novo painel de distribuição de energia e um novo transformador na Estação de Tratamento de Água da vila. A vila também está recebendo um poço artesiano.
 
Meta
Para 2015, a grande meta é construir novas estações de tratamento de água em nove localidades de Linhares. No Guaxe, a estação já está pronta, em fase de testes. No Desengano, as obras já estão em fase final. A previsão é construir mais estações até o fim do ano em Areal de Bebedouro, Baixo Quartel, Chapadão do 12, Chapadão do 15, Chapadão da Lagoa Nova, Pontal do Ouro e Rio do Norte de Cima.
 
Outro objetivo de 2015 é trabalhar na modernização do laboratório de qualidade da água da Estação de Tratamento de Água da sede, no bairro Colina. Ainda neste semestre, quatro novos veículos devem completar a frota do Saae: três picapes e um furgão.