Carnaval: Dicas de saúde para não perder a folia

A festa mais popular do ano, o carnaval, se aproxima e, para aproveitar ao máximo a folia, alguns cuidados com a saúde são necessários, especialmente com a alimentação, reposição de líquidos e uso de bebidas alcoólicas.

Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou algumas dicas para os foliões curtirem a maratona da folia esbanjando saúde.

Alimentação

Evite alimentos gordurosos. Prefira alimentos leves à base de proteínas e carboidratos. Nessa época, o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta muito, por isso o ideal é já sair de casa alimentado. Caso isso não seja possível, observe a higiene do local, dos utensílios, dos alimentos e de quem manuseia o produto.

Hidratação

Beba muita água, além de usar e abusar de sucos de frutas, bebidas isotônicas e água de coco. Em casos de desidratação, recomenda-se o uso do soro caseiro, que é facilmente preparado com água filtrada, sal e açúcar. Ainda, prefira locais arejados e fuja do sol no período entre 10h e 16h. Nunca esqueça o protetor solar, óculos escuros e chapéus.

Bebidas alcoólicas

O uso de bebidas alcoólicas, no carnaval, é, muitas vezes, excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser a causa de acidentes de trânsito. Lembre-se sempre, se beber, não dirija.

DSTs

A sensação de liberdade típica do carnaval aumenta as chances de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), dentre elas, a AIDS, por isso o uso do preservativo é essencial.