Vice-prefeito participa de encontro para discutir orçamento do FNE para 2018

O vice-prefeito de Linhares Paulo Joaquim do Nascimento participou ao lado do governador em exercício César Colnago e do Superintendente do Banco do Nordeste João Nilton de Castro Martins, nesta segunda-feira (25), de reunião, no Hotel Arezzu, em Linhares, com representantes do Banco do Nordeste, empresários e representantes da Federação das Indústrias, com o objetivo de discutir e apresentar propostas para serem executadas no ano de 2018, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), do Banco do Nordeste, que financia investimentos de longo prazo e, também, capital de giro ou custeio.

O programa é essencial para o desenvolvimento dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, além de contemplar financiamentos para os setores de turismo, comércio, serviços, cultura e infraestrutura. De acordo com o vice-prefeito, o FNE é uma fonte que permite, nesse período de juros elevados, que as taxas sejam acessíveis numa condição mais em conta e que uma taxa de juros menor, é de total importância para a retomada do crescimento do Espírito Santo e de Linhares. O valor previsto em investimentos para 2018 no estado é de R$ 350 milhões, nas áreas  de agricultura, pecuária, florestas, indústria, comércio e empresas prestadoras de serviços.

"No caso do Banco do Nordeste, que é um parceiro importante para o Espírito Santo, é muito bom porque é um dinheiro para aquilo que é produtivo. É dinheiro para indústria, produção de alimentos, de algodão, comércio, serviços, energia, ou seja, dinheiro que faz a geração de emprego e o crescimento da economia. Tenham certeza que a Prefeitura de Linhares se integra ao Banco do Nordeste e ao setor dos empreendedores para acelerar esse trabalho de investimento", destacou Paulo Joaquim do Nascimento.

O governador em exercício César Colnago ressalta que a discussão do orçamento para o próximo ano é de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. "O fato de nós discutirmos aqui o orçamento para o Banco do Nordeste atuar no ano 2018 é essencial para que tenhamos as condições de atender a classe empresarial no próximo ano. É muito importante que todos estejam convictos que o banco tenha recursos e que esses sejam bem direcionados para o desenvolvimento do Espírito Santo", explicou o governador.

A elaboração da Programação Anual do FNE está em consonância com as diretrizes e orientações gerais do Ministério da Integração Nacional e do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Condel/Sudene) e prioridades dos Governos Estaduais. O encontro contou também com as presenças de vários prefeitos da região, representantes da Findes/ES, do secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Faria, e dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico Luiz Fernando Lorenzoni e de Agricultura, Franco Fiorot.