Mostra Submersos exibiu trabalhos criados por jovens de Regência

A Vila de Regência, em Linhares, sediou diversas atividades artístico-culturais que integraram a Mostra Submersos. Inteiramente aberto ao público, esse evento contou com projeção de fotografias, exibição de vídeos, intervenção estuarina, distribuição de zine e apresentações musicais de bandas locais. Além de valorizar a comunidade pesqueira e os patrimônios culturais locais, essa extensa programação buscou evidenciar como os jovens moradores de Regência percebem o lugar onde vivem.

Durante a Mostra Submersos foram apresentados os resultados de oficinas vivenciadas por estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência (EEEFM Vila Regência) entre os meses de outubro e dezembro deste ano. Pela manhã, foi realizada uma intervenção no Porto de Regência com a participação de pescadores locais. Na ocasião, foram lançadas no Rio Doce algumas bandeiras usadas na marcação de áreas de pesca. Unidas umas às outras, enfileiradas e fixadas no fundo estuário com uma âncora, nessas bandeiras foram impressas fotografias feitas durante uma Oficina de Fotografia que foi conduzida pela fotógrafa Luara Monteio.

À noite, na entrada do Museu Histórico de Regência, foi exposto o Mapa Afetivo de Regência. Confeccionada em tecido, essa cartografia foi criada coletivamente pelos estudantes em uma oficina conduzida pela artista plástica Thaís Apolinário. No Mapa, os jovens desenharam e pintaram os pontos da Vila que eles consideram de maior significado emocional e afetivo. Com textos e desenhos produzidos pelos jovens de Regência em uma oficina com o jornalista Paulo Gois, o zine Vila Mágica foi outra criação coletiva lançada e distribuída durante a Mostra Submersos.

Na parede do Museu, foram exibidos alguns filmes de curta-metragens produzidos pelos próprios moradores da Vila e, na sequência, foram projetadas as imagens produzidas na Oficina de Fotografia. A programação ainda contou com as apresentações da Banda de Congo Mirim de Regência, da Banda Regis Show e da Banda Alternativo?s Reggae.

Uma realização do Coletivo Corrente, a Mostra Submersos é uma das ações do projeto
Submersos, iniciativa que foi contemplada pelo Edital de Valorização do Patrimônio Natural de 2013 com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo e conta com apoio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência, do Projeto Tamar e da Prefeitura Municipal de Linhares. A rememoração do imaginário sobre o herói pescador Caboclo Bernardo, a valorização da comunidade tradicional pesqueira e o fortalecimento do senso de pertencimento entre os jovens moradores de Regência, em Linhares, são alguns dos objetivos desse projeto.


Informações para a imprensa


Secom | secom@linhares.es.gov.br
3372 1853 | 3372 1829