Naps reuniu 200 pessoas em caminhada de conscientização no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Desde 1980, quando a epidemia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) eclodiu, até hoje muita coisa mudou. O que não mudou foi que a melhor forma de combatê-la: a prevenção. para alertar a população sobre a importância da prevenção no combate à doença, cerca de 200 pessoas foram às ruas de Linhares nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Dois mil kits informativos e de prevenção foram distribuídos durante a caminhada no centro da cidade promovida pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio às Políticas de Saúde (Naps) e do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais. Apesar do trabalho constante, o número de infectados pelo vírus HIV continua crescendo em todo o Brasil, principalmente em jovens com idade entre 15 e 29 anos, e idosos acima dos 65.

"Hoje, o acesso à informação e aos métodos de prevenção e testagem são gratuitos e estão disponíveis em diversos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do nosso país e também aqui no Naps. Nessas condições, só é possível atribuir o avanço da doença à irresponsabilidade das pessoas. Prevenção é coisa séria", lembra o psicólogo Renato Cardia, técnico do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais.


Informações para a imprensa:
Secom | secom@linhares.es.gov.br
3372 1853 | 3372 1829