Escola da rede municipal utiliza o xadrez para desenvolvimento escolar dos alunos

Neste Dia do Professor (15 de outubro), vamos contar a história de alguns educadores que pensam em alternativas simples e diferentes para transformar, para ainda melhor, o ambiente de ensino. Conheça a história da professora Franciele Piol, da EMEF Dinorah Almeida, do bairro São José.

Alunos da EMEF Dinorah Almeida Rodrigues, no bairro São José, utilizam o jogo de xadrez para desenvolver paciência, atenção, estratégia e disciplina. As aulas fazem parte do projeto "Enxadristas Escolares" e é desenvolvido junto com a disciplina de educação física.

O xadrez é um jogo milenar que exige paciência, atenção, estratégia e disciplina. Essas habilidades são imprescindíveis para o desenvolvimento educacional e de acordo com a professora Franciele Piol, responsável pela aplicação do projeto na escola, o jogo é uma ótima ferramenta para auxiliar nas atividades escolares e também na vida pessoal dos alunos.

"O xadrez é uma ótima ferramenta para ser utilizada pela educação, auxiliando o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. O jogo exige habilidades que devem ser exercitadas desde cedo em nossas crianças como a tomada de decisão, planejamento e estratégias para alcançar seus objetivos", destacou Franciele.

Durante as aulas de xadrez, os alunos conheceram um pouco sobre a história do jogo e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Eles ainda realizaram exercícios práticos, participaram de desafios contra o computador e participaram de torneios entre as crianças da escola.

O aluno Felipe Bernardo Mendonça nunca tinha jogado xadrez. Durante as aulas ele despertou o interesse e tem se destacado nas partidas contra os colegas de escola.

"Achei muito legal aprender a jogar xadrez. Prestei atenção e joguei bastante para conseguir capturar o rei e vencer as partidas", contou o aluno que, segundo a professora Franciele, é um dos enxadristas que se desenvolvem com rapidez.

O objetivo da escola em levar a prática do esporte para os alunos é desenvolver a tomada de decisão, divulgar os conhecimentos sobre o xadrez, promover a relação interpessoal e intrapessoal, além de proporcionar aos estudantes a capacidade de concentração, raciocínio lógico e a imaginação.

Informações para a imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600