Oportunidade: beneficiários do Bolsa Família poderão fazer curso de qualificação profissional

A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Controle Social do Programa Bolsa Família, aprovou na última terça-feira, dia 08, a realização de cursos profissionalizantes para beneficiários do Bolsa Família no município. Ao todo serão oferecidas 800 vagas em diversas áreas.

 O intuito dos cursos de capacitação é reduzir as desigualdades sociais, promover oportunidades, inserir os beneficiários no mercado de trabalho, aumentar a geração de renda e incentivar a independência financeira das famílias atendidas pelo programa.

O Programa Bolsa Família atua em três vertentes: promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda às famílias; reforço ao acesso aos serviços básicos e na promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias.

Desta forma, cabe ao município junto ao Conselho, o papel de articular a promoção de oportunidades, por meio da identificação dos bairros e regiões que possuem mais necessidades, visando atender sempre esta demanda. As informações sobre as famílias em vulnerabilidade social são dadas pelas associações de moradores, pela Secretaria de Assistência Social, pela equipe do Bolsa Família municipal, entre outros.

O Secretário de Assistência Social, Marleno Vendramini, ressaltou a importância dos cursos e anunciou que ainda para o ano de 2011 estão previstos mais cursos. "O valor dos cursos é abrir espaços para uma nova atividade, dar condições a todos para o ingresso no mercado de trabalho. Nós ainda iremos realizar novos cursos. Não vamos parar por aqui. Serão cursos não só voltados para os beneficiários, mas para a população de um modo geral", afirmou.

A promoção dos cursos faz parte do Plano de Suporte Estratégico. O intuito do Plano é direcionar ações dentro da administração pública, nas áreas da saúde, educação e assistência social, que visam à promoção de oportunidades para as 8.200 famílias beneficiadas em Linhares.

 Os cursos serão viabilizados pelas parcerias com o Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As capacitações serão oferecidas tanto na área urbana, como na área rural do município, sendo definidos de acordo com a realidade econômica e sociocultural de cada localidade.

As capacitações vão passar por um processo de cronograma, e assim que as datas forem definidas serão divulgadas pela Prefeitura de Linhares.

PIQ

Os cursos de capacitação do Programa Bolsa Família são agregados ao Programa Integrado de Qualificação, lançado recentemente pela Prefeitura Municipal de Linhares. O PIQ é voltado para a formação profissional de jovens e adultos. São cursos que abrangem um vasto leque de especializações, distribuídas pelos segmentos da indústria, comércio e serviços.

Com o PIQ, a Prefeitura cria novas condições para que os moradores possam aproveitar as oportunidades de emprego e renda que se multiplicam no município. É a garantia de que os frutos do desenvolvimento  que Linhares está experimentando serão colhidos pela população.

Conheça os cursos que serão oferecidos:

SENAI – Total de 560 vagas

Decoração Artística de Bolos Básica – Interlagos, Aviso e Bebedouro
Curso de Babá – Conceição, Santa Cruz e Aviso
Curso de Camareira com Foco no Cliente – Conceição, Santa Cruz e Interlagos
Garçom e Garçonete – Conceição, Interlagos e Nova Esperança
Curso de Secretária do Lar –  Nova Esperança, Aviso e Bebedouro
Curso de Sandálias Bordadas – Nova Esperança, Santa Cruz e Bebedouro
Recepcionista com foco em Atendimento e Informática – Interlagos e Conceição
Costureira de Máquina Industrial Reta, Overlock e Colarete – a definir
Carpinteiro de Forma – SENAI
Soldador de Solda Elétrica ? Eletrodo Revestido – SENAI
Eletricista Instalador Industrial – SENAI
Eletricidade Básica – SENAI
Eletromecânica Básica – SENAI

SENAR – Total de 240 vagas
Cooperativismo – Humaitá
Eletricista – Baixo Quartel
Fibra de Bananeira (Artesanato) – Bagueira
Oleicultura (Horta) – Agrovila
Pães e Biscoitos – Olaria
Processamento de Pescado – Barra Seca
Produção de Conserva Vegetal – Farias, Guaxe, Japira, Pontal, Povoação, Regência, Rio Quartel e São Rafael
Produção de Embutidos e Defumados – Desengano

*As fotos utilizadas na matéria são da entrega do certificado dos Cursos do Bolsa Família do ano de 2010