SAAE de Linhares instala mais uma bomba e constrói canal para manter município abastecido

A área de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares – SAAE – recebeu na tarde desta terça-feira (14), uma bomba extra para enfrentar a seca do Rio Pequeno. O equipamento, que veio de São Paulo, aumenta a capacidade de captação de água do SAAE em 396 mil litros por hora, e deve estar plenamente instalada e em funcionamento ainda essa semana.

O manancial está com 1,7 metros de profundidade, quando normalmente tem 6, situação nunca vista desde o início da captação de água no local, em 1969. Outras duas bombas foram instaladas em setembro. Uma delas com capacidade de bombear 324 mil litros de água por hora.

Um canal de 7 metros de profundidade também está sendo construído pelo SAAE às margens do Rio Pequeno para facilitar a captação. Mais bombas e filtros serão instaladas no canal. A obra ainda deve durar 40 dias. O SAAE estuda construir uma barragem de nível dentro do rio, caso a situação se agrave nas próximas semanas.

Sobre seca no Rio Pequeno


"Desde 1969, quando iniciamos a captação de água neste ponto, nunca foi visto uma baixa como essa. Mas estamos investindo concretamente, não só para que não falte água agora, mas para que não sejamos prejudicados por outras épocas de seca no futuro", explica o diretor geral do SAAE de Linhares, Ademir Lima.

A baixa do Rio Pequeno segue a do Rio Doce, que funciona como barragem natural, mantendo o volume de água do rio menor constante. "Quando baixo, o Rio Doce deixa o caminho livre para que o Rio Pequeno desague mais rápido, o que também baixa seu nível", explica Ademir.

Ainda segundo o diretor do SAAE, a época de seca costuma durar até as últimas
semanas do mês de outubro. "Mas temos que economizar sempre, não apenas em época de seca", alerta.

Informações para a imprensa:


Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9715 5346