Audiência Pública para tratar ampliação e modificação da Unidade de Conservação de Degredo

A Prefeitura de Linhares convoca entidades municipais, autoridades e a população em geral para participar de uma Audiência Pública para apresentar as propostas de ampliação e modificação da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) situada na localidade de Degredo. O evento será realizado das 19h às 22h30, nesta segunda-feira (29), no auditório da UAB/Faceli, situada na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 155, Bairro Novo Horizonte. 

Durante a audiência serão apresentados assuntos referentes à ampliação e modificação da área da Unidade de Conservação de Degredo. O principal objetivo é a ampliação dessa área no extremo norte da Unidade de Conservação em uma extensão de 4,1 quilômetros com aumento na dimensão em 300 hectares.
 
O intuito é abranger o espaço que ainda está desprotegido pela ARIE, local este conhecido como o "Jardim das Guttatas" onde há predominância da orquídea da espécie Cattleya guttata.

Alguns dos benefícios da proposta é limitar a expansão urbana do Pontal do Ipiranga até o local do "Jardim das Guttatas" e priorizar a proteção da área com maior ocorrência de Cattleya guttata.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, o motivo principal dessa proposta é proteger o "Jardim das Guttatas" do processo de degradação ambiental que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. 

"É fundamental a preservação dessas espécies que ocorrem predominantemente nessa região tanto por sua característica singular de sobrevivência na restinga, e ainda mais pelo fato de ser uma espécie ameaçada de extinção", argumentou o secretário.

As inscrições de interessados em se manifestar na audiência poderão ser feitas no momento da mesma, mediante preenchimento da ficha de solicitação disponibilizada no ato da inscrição. Cada participante inscrito terá exatos dois minutos para realizar perguntas, havendo tempo igual para a resposta. Há a possibilidade de uma réplica de dois minutos e uma tréplica de um minuto.

A Audiência Pública será registrada por meio de áudio e vídeo, bem como por meio de uma ata resumida dos trabalhos.  O material será divulgado no site oficial da prefeitura em www.linhares.es.gov.br


 
Informações para a imprensa

Hiúla Gomes | hiula.silva@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1829 | 3372 1853