Dia do Idoso: conscientização e dinâmicas marcam comemoração no CREAS

Para comemorar o Dia do Idoso (27 de setembro) a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma comemoração diferente unindo dinâmicas, brincadeiras e conscientização contra a violação dos direitos da pessoa idosa. A festa aconteceu na última sexta-feira (26) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no bairro Interlagos.

Os nossos idosos ganharam brindes através de sorteios, divertiram-se com as dinâmicas de danças, em grupo entre outras atividades. Mas o ponto chave da comemoração foi o trabalho realizado pela equipe do CREAS.

De acordo com a assistente social Mila Pião Moreira, o trabalho consistiu em mostrar as formas de violência contra o idoso, quais são os órgãos de defesa e de proteção à terceira idade. "Nosso objetivo é orientar para que o idoso tenha consciência sobre a violação de seus direitos, mas, principalmente, para ele saber como agir nesses casos", disse Mila.

A assistente social falou que é muito comum a violação desses direitos acontecer em casa, entre família ou amigos e conhecidos. "Quando a violação é realizada com alguém conhecido, o idoso fica mais receoso de procurar seus direitos. Normalmente, eles não tem noção sobre o que fazer e ficam sofrendo por um longo tempo", afirmou Mila.

O que é o CREAS?

Unidade pública onde se ofertam serviços especializados e continuados para as famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

Como unidade de referência, deve promover a integração de esforços, recursos e meios, articular os serviços de média complexidade, operar a referência e a contra referência com a rede de serviços assistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas setoriais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

O CREAS funciona em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.



Informações para a imprensa:

Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 9 9736 1600