Linhares registra queda no número de casos de HIV

A agência da ONU – Organização das Nações Unidas, que se dedica à luta contra a Aids, Uniaids, divulgou um relatório anual cujo texto informa que o Brasil teve um aumento de 11% no número de infecções por HIV, de 2005 a 2013. No entanto, este ano, até agora, Linhares já registrou uma queda de 38% no número de notificações em relação ao mesmo período de 2013.

No primeiro semestre de 2013 foram registrados 68 novos casos, enquanto que no primeiro semestre de 2014 foram registrados 42 novos casos. De acordo com a coordenadora de DST/Aids do município, Laura Feu, estão sendo realizadas muitas ações educativas sobre o assunto. "Estamos realizando palestras em espaços públicos e privados, com orientações, realização de exames e distribuição de preservativos. Isso alerta a população para os cuidados com prevenção não somente da Aids, mas também, de todas as doenças sexualmente transmissíveis".

Laura Feu explicou ainda que a porta de entrada para os exames e o tratamento da Aids é o Centro de Testagem e Acompanhamento, que funciona no NAPS – Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde. "Quando o usuário chega, realizamos os exames. Se o resultado for negativo para HIV, fazemos o trabalho de orientação e prevenção. Nos casos de sorologia positiva, nossa equipe multidisciplinar, que conta com psicólogo, assistente social, farmacêutico, enfermeiro e médico, realiza o acolhimento e inicia o tratamento, que conta com exames laboratoriais, atendimento psicológico, vacinas, entre outros".

Uma usuária, que não quis ser identificada, contou que convive com o vírus há anos e vive bem. "Descobri que estava infectada com o vírus em 1998, e no começo foi como se eu tivesse recebido um atestado de óbito, mas com o tempo aderi ao tratamento. Hoje tenho hábitos de vida saudáveis e vivo normalmente".

O tratamento é totalmente gratuito e sigiloso. Para isso basta procurar o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde que fica na Avenida João Felipe Calmon , nº 1115, Centro de Linhares.

Saiba mais

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids. Ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Informações para a Imprensa
Simone Kobe – simone.kob@linhares.es.gov.br
Secom PML – 3372-2100 / 9 9815 5225