Unidades de Saúde e NAPS realizam exames gratuitos na semana de mobilização e combate às hepatites

No dia 28 de julho se comemora o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e para fortalecer as medidas de prevenção e controle, a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares (Semus) está realizando uma semana inteira de orientação e testes rápidos para detectar a doença.

Todas as unidades de saúde da rede estão realizando a mobilização entre 7h e 12h, até a próxima sexta-feira, 1º. O NAPS – Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde, que realiza o tratamento dos pacientes de hepatite, também estará realizando os exames e orientações para prevenção e tratamento.

O auxiliar de serviços gerais, Cristiano Silva, de 28 anos, foi ao NAPS para fazer o teste. "Gosto de manter a saúde em dia e estou sempre realizando os exames. Se todo mundo cuidasse mais da saúde, a situação estaria melhor".

No ano de 2013 foram registrados 46 casos de hepatites e este ano, até agora, já foram registrados 24 casos. De acordo com a coordenadora de DST/Aids do município, Laura Feu, o a prevenção é muito importante. "Assim que detectados os casos, o paciente inicia o tratamento, que é totalmente gratuito, com grande chance de cura. No entanto, a prevenção é o melhor caminho. Para a hepatites tipos A e B existem vacinas, que estão disponíveis nas unidades de saúde, mas para os outros tipos da doença, como a Hepatite C, por exemplo, que é mais grave, ainda não existe vacina".

De acordo com o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Saiba Mais

A Hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A doença é silenciosa, muitas vezes sem a presença de sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A Hepatite A é transmitida por alimentos e pelo contato pessoal. Por isso, a principal forma de prevenção é a higiene:

– lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer;
– lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar e carne de porco.

As demais hepatites virais são transmitidas através do sangue. Por isso, a melhor forma de se proteger é não compartilhar objetos de uso pessoal, como giletes, escovas de dentes, utensílios de manicure, entre outros materiais perfurocortantes, além da utilização de preservativos durante as relações sexuais.

Informações para a Imprensa
Simone Kobe –  simonekobe.com@gmail.com
Secom PML – 3372 1829 / 9 9815 5225