Dia Mundial Sem Tabaco: Ação do NAPS divulga programa gratuito antitabagismo

A manhã desta sexta-feira, 29, foi de grande movimentação no Núcleo de Atendimento às Políticas de Saúde (NAPS), no Centro, quando mais de 80 pessoas participaram das atividades que marcaram o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. Quem estava no NAPS ou mesmo passava pela rua era convidado a fazer o exame de glicemia e aferir a pressão arterial. O pintor Renato Santos, 32 anos, aceitou o convite e elogiou a iniciativa.

"Muito bom saber que nossa saúde está sendo cuidada. Gostei", afirma. Os fumantes que demonstravam interesse em abandonar o vício do tabaco foram orientados a dar o primeiro passo do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que é participar de uma entrevista. A partir daí, o fumante recebe as informações das etapas seguintes. Os interessados passam por uma avaliação psicológica e médica.  Caso seja detectada a necessidade de uso de medicação, a pessoa já recebe o remédio gratuitamente durante a consulta.

Após essas avaliações, logo no primeiro mês, o cidadão participa de sessões semanais de acompanhamento. Em seguida, os grupos se reúnem a cada 15 dias, explica a enfermeira e coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Chaiane Fernandes Rigotti. "Os resultados têm sido significativos. Temos uma média de 30% dos participantes que conseguem realmente abandonar o vício de fumar, e esse percentual para os casos de dependência é muito positivo", destaca a coordenadora.

Em visita a Linhares, a professora aposentada Maria Rosa Graciano, 58 anos, e moradora de São Paulo, contou que o filho parou de fumar graças a um grupo de apoio como os que estão sendo realizados aqui em Linhares. "Meu filho fumava dois maços de cigarro há mais de 15 anos. Ano passado ele resolveu conhecer o programa antitabagismo e nos últimos seis meses está vencendo o cigarro", disse Maria Rosa.
Em 2013, o programa antitabagismo oferecido no NAPS atendeu 490 pessoas e, nos últimos dois anos, 280 participantes conseguiram abandonar o vício do tabaco.

O programa

O Programa da Prefeitura de Linhares tem como principal objetivo estimular os pacientes a deixarem de fumar e prevenir a iniciação ao uso do tabaco por crianças e adolescentes, na busca por reduzir a mortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco. O primeiro passo para quem deseja participar do programa é ter o desejo de parar de fumar.

As atividades realizadas pelo programa vão desde atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiros e assistente social a atendimento em grupo com reuniões e atividades socioeducativas, por meio de palestras e oficinas nas escolas e empresas. O tratamento é gratuito. O Programa Municipal de Controle do Tabagismo funciona no NAPS, no Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 17 horas e o telefone para contato é o (27) 3372-7424.


A data 

Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros celebram o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando os riscos de saúde associados ao tabaco. A ação visa defender políticas públicas eficazes para reduzir o consumo.