Centenário da Memória de Caboclo Bernardo: Marinha entrega réplica da medalha do herói linharense

O dia 31 de maio de 2014 entrou para a história de Linhares e de todos aqueles que valorizam a cultura de uma comunidade. Em comemoração ao Centenário da Memória de Caboclo Bernardo, a Marinha do Brasil entregou à Prefeitura de Linhares, por meio do prefeito Nozinho Correa e do secretário de Cultura, Roberto Cordeiro, a réplica da medalha de ouro recebida por Bernardo em seu ato heroico. Em 1887, Bernardo salvou 128 marinheiros de um navio imperial que naufragava próximo à praia de Regência.

A cerimônia foi realizada na tarde deste sábado (31) na Avenida João Felipe Calmon, no Centro. O público que prestigiou o evento assistiu aos desfiles da banda de congo São Benedito de Regência, da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Marília de Rezende Scarton Coutinho, do Interlagos, e ainda assistiram aos integrantes da Escola de Aprendizes Marinheiros de Vila Velha. A entrega também reuniu secretários municipais, autoridades e alunos da escola estadual de Regência.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Roberto Cordeiro, foram reproduzidas 100 cópias da réplica da medalha. Com estas cópias, o município irá homenagear algumas entidades como o Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Espírito Santo, comunidade de Regência, Câmara Municipal de Linhares e Capitania dos Portos. "Agradeço ao prefeito a oportunidade de resgatar a história de um herói linharense. O Bernardo foi condecorado pelo seu ato de bravura. Nosso objetivo é manter viva a memória de uma figura que tanto representa ao município", diz o secretário Roberto.

Segundo o secretário, as bandas de Congo que participarem dos festejos em comemoração ao centenário também serão homenageadas com uma medalha. As cópias restantes ficarão em posse da Secretaria de Cultura e serão utilizadas para presentear futuros prestadores de serviços relevantes à cultura do município. O comandante da Capitania dos Portos do Espírito Santo, Jayme Tavares Alves Filho, disse que a cerimônia deste sábado é uma oportunidade de reviver a história.

"É um grande orgulho representar a Marinha na entrega da medalha. Na história do Brasil, o feito de Bernardo é um dos poucos com tanta magnitude. Estamos muito felizes por, mais uma vez, contribuirmos com a construção da história de Linhares", destaca. O prefeito Nozinho Correa ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura. "Vivemos um momento histórico em Linhares. Estou feliz pelo resgate da cultura e pela valorização de um herói que salvou vidas", diz o prefeito.

Saiba Mais:
Na madrugada de 7 de setembro de 1887, uma noite de tempestade com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia em comissão de sondagem a Abrolhos, chocou-se contra o pontal sul da barra do rio Doce, a cerca de 120 metros da praia do povoado de Regência. Um escaler com doze tripulantes foi baixado para buscar socorro em terra; destes, apenas oito chegaram à praia. A população de Regência mobilizou-se para tentar auxiliar a tripulação do cruzador que naufragava, mas pouco se podia fazer por causa do mar violento.

Ao amanhecer do dia, Bernardo José dos Santos se dispôs a nadar até o navio levando um cabo de espia, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até a praia. Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta a terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio. Caboclo Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo do resgate, acompanhando os náufragos até a praia em um pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após cinco horas de luta, dos 142 tripulantes do "Imperial Marinheiro" salvaram-se 128. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.