Somos bicampeões! Linhares vence o Dia do Desafio contra a Guatemala

Pelo segundo ano consecutivo, Linhares vence o Dia do Desafio. Neste ano, a disputa foi realizada contra os moradores de Sololá, na Guatemala. Em Linhares, 61.633 pessoas praticaram atividades físicas durante toda a quarta-feira (28). De acordo com os organizadores, o município alcançou 44,09% no índice de participação popular  enquanto os adversários atingiram 1,79% (Confira o resultado no site do Sesc). Em 2013, o participantes de Linhares venceram Porto Seguro, na Bahia, com a prática de alongamentos, aulas de aeróbica, atividades rítmicas corporais e dança.

De acordo com Angela Gusmão, coordenadora de eventos e atividades físicas da Secretaria de Esporte e Lazer, no ano passado, Linhares conseguiu que 33% da população participasse do evento. O número correspondeu a 52.765 pessoas. Todas as atividades praticadas na Praça 22 de Agosto foram realizadas com acompanhamento de profissionais capacitados. "Mais uma vez conquistamos o reconhecimento. Agradeço a todos os linharenses que nos ajudaram", diz Angela.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Talma Gama, o Bolota, também agradece o envolvimento da comunidade. "Agradecemos a participação da população, porque foi esse esforço que fez de Linhares bicampeã do Dia do Desafio. A Secretaria de Esporte e Lazer agradece o empenho de todos os envolvidos e a mobilização da Angela Gusmão e de sua equipe. Parabéns para nós, linharenses", comemora.

Como surgiu o desafio

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A idéia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

FOTO: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer