Educadora de Campinas (SP) fala sobre a importância das parcerias no programa Mais Educação

A fotógrafa e educomunicadora, Tatiane Pattaro, que trabalha em Campinas (São Paulo),  esteve na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, para ministrar palestra sobre a importância das parcerias que promovem o melhor desenvolvimento do programa Mais Educação. A atividade reuniu professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino.

Uma parceria é a reunião de pessoas com um mesmo interesse. Na educação, o interesse é o acesso à informação e o desenvolvimento das crianças através do conhecimento. Essa é a premissa de Tatiane. Ela contou algumas experiências que vivenciou ao longo de seus trabalhos voluntários em escolas de bairros da periferia de Campinas. De acordo com Pattaro, as parcerias abordam diversos tipos de trabalho e não precisam envolver, necessariamente, dinheiro.

"Não basta só dinheiro. É preciso querer fazer. Somos humanos e humanos fazem as tarefas juntos. Afinal, somos iguais", enfatiza a professora. A união entre os atores da sociedade, sejam empresas, ONG’S – Organizações Não Governamentais-, e até mesmo o cidadão comum, é que pode potencializar o aproveitamento das práticas do programa. Para ilustrar essa afirmação, Tatiana contou o início do trabalho e como essa relação mudou a forma dos alunos enxergarem sua própria comunidade.

"Quando comecei, as crianças achavam feio o local onde moravam e depois, quando eles colocaram na mira: os olhos, a mente e o coração, elas começaram ver as coisas bonitas da comunidade deles" contou Tatiana. Práticas diferentes levam a resultados diferentes. Essa foi a maior lição tirada da experiência de Tatiane Pattaro e que pode ser aplicada em qualquer escola para melhorar, mudar e potencializar as capacidades das nossas crianças.

Conheça o Mais Educação

O projeto Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estadual, municipal e do Distrito Federal fazem a adesão ao programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.