Teste de balneabilidade é realizado em lagoas de Linhares

Para garantir a saúde e segurança dos banhistas e frequentadores assíduos das lagoas de Linhares, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), realiza teste de balneabilidade nas principais lagoas de Linhares, analisando a qualidade da água e atestando quais delas estão próprias ou não para o banho.

O teste de balneabilidade nas lagoas Juparanã e Nova aprovou os dois mananciais com índice Excelente. A água, nessas regiões, apresentou índices satisfatórios na avaliação da qualidade da água para a recreação de contato primário, ou seja, o banho ou mergulho dos frequentadores nas lagoas. A análise é realizada semanalmente.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, explica que "o objetivo desse trabalho é informar a população sobre a qualidade das águas desses locais, alertando sobre os riscos de contrair doenças de veiculação hídrica e serve também como um indicador da qualidade ambiental de fácil leitura pela população".

Para Scaramussa, o trabalho da balneabilidade visa a estimular o turismo, sem que haja problemas para quem for visitar as lagoas do município.

Os resultados são divulgados no site do Iema (www.iema.es.gov.br), da Prefeitura de Linhares (www.linhares.es.gov.br) e pelos meios de comunicação. Também são afixadas placas informativas sobre as condições de água com classificação de "Própria" ou "Imprópria" para banho, em cada local estudado.

Os testes de balneabilidade, nas praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, não foram realizados esta semana em decorrência das chuvas na região. As análises serão retomadas, na próxima semana, em todos os balneários.

O que é Balneabilidade

O trabalho de balneabilidade define se a água é própria ou imprópria para o banho. As águas são consideradas próprias quando 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

As águas são consideradas impróprias quando, no trecho avaliado, for verificado valor da última amostragem superior a 2000 Escherichia coli por 10 mililitros, além disso, o lixo das praias, presença de draga, esgoto, óleo e graxa contribui para a água ficar imprópria para o banho.