Linhares sedia curso realizado pelo Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês

Linhares será a única cidade do Estado a sediar, na próxima quarta-feira (02), a solenidade de abertura do Curso de Especialização do Projeto de Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento é promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. A solenidade será transmitida por meio de videoconferência para mais de 4 mil profissionais do SUS de todo o Brasil e terá a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que falará direto de Brasília.

Ao todo, 108 profissionais, sendo 70 de Linhares, vão participar do projeto, que contará com cursos de pós-graduação em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS. O público alvo é formado por médicos, enfermeiros, professores e demais profissionais com curso superior que tenham alguma ligação com a área de saúde. As aulas vão até dezembro.

Os cursos desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa junto com as equipes do Ministério da Saúde são organizados segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos e utilizam estratégias educacionais inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem baseada em equipes, portfólio reflexivo, oficinas de trabalho, a educação à distância, avaliação por competência, dentre outras.

Todos os cursos originam projetos aplicativos de intervenção na realidade, construídos coletivamente e focalizam problemas ligados à vivência concreta dos participantes. Ao término dos seus cursos, tais profissionais são capazes de atuar como disseminadores do aprendizado obtido, permitindo que os programas de formação ganhem em escala e abrangência dentro da rede de atenção.

"O objetivo desses cursos é capacitar o profissional e melhorar, cada vez mais, o atendimento dado ao paciente. Os alunos selecionados para participar dessa pós-graduação atuarão também como multiplicadores. Esta é uma forma de investir em melhorias na saúde pública de nossa cidade", afirmou o secretário de Saúde de Linhares, Edilson Rocha.

Além da participação, por videoconferência, do ministro da Saúde, o evento também terá a presença do superintendente Corporativo do Hospital Sírio-Libanês, Gonzalo Vecina Neto, do Superintendente de Estratégia Corporativa, Paulo Chapchap e do Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, Roberto de Queiroz Padilha.

A solenidade de abertura do Curso de Especialização do Projeto de Gestão da Clínica no SUS será realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na avenida Presidente Costa e Silva, nº 155, bairro Novo Horizonte.