Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) vai funcionar em novo endereço a partir de segunda-feira (10)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Linhares está de mudança. A partir da próxima segunda-feira (10), o CAPS passará a atender no prédio da antiga EDP/Escelsa, no Centro. Já o antigo imóvel, localizado no bairro Interlagos, será totalmente reformado. 

Segundo o coordenador do CAPS, Márcio Roney Santos Correia, todos os serviços que eram realizados no antigo imóvel serão transferidos para o novo endereço. Com isso, o município vai dar continuidade aos trabalhos de reinserção social e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de transtornos ligados à psicopatia.

"No CAPS oferecemos tratando psiquiátrico, psicológico, temos uma farmácia própria onde o paciente tem garantido o remédio que necessita, além de oficinas de artesanato, pintura e demais atividades. Nosso objetivo é reinserir o paciente no convívio social ao invés de simplesmente deixar que a pessoa seja jogada em algum manicômio", explicou Márcio, que também é psicanalista e psicoterapeuta.

No Centro, os pacientes também têm acesso a café da manhã, almoço e lanche. Todo o material produzido nas oficinas é vendido em bazares no próprio CAPS e o dinheiro obtido com as vendas é revertido em ações para os próprios pacientes, como passeios. Recentemente, os pacientes participaram de uma visita ao balneário de Regência, onde tiveram contato com o mar e puderam ver de perto o trabalho realizado pelo Projeto Tamar junto às tartarugas que aparecem na região.

Garantir uma melhor qualidade de vida a pacientes portadores de psicopatias é uma das metas da Prefeitura de Linhares. Muitas pessoas que são atendidas pelo CAPS são de famílias humildes, que não teriam condições de bancar um tratamento particular. Para essas famílias, o CAPS é uma forma de garantir que o paciente que sofre de transtornos como depressão grave, esquizofrenia, etc, tenham uma vida praticamente normal e possam continuar a ter um convívio social.

Atualmente o CAPS atende a 260 pessoas. O encaminhamento do paciente é feito por meio de médicos da rede municipal de saúde (Unidade de Saúde da Família, Postos de Saúde, etc). O horário de funcionamento do CAPS é das 7h às 17 horas. O antigo prédio da EDP/Escelsa funciona na Avenida Augusto Pestana, mas a entrada do CAPS é feita pela rua lateral, localizada na Rui Barbosa, em frente à D&D Material de Construção.