Danos causados pela chuva já superam a grande enchente de 1979. Prejuízos passam de R$ 20 milhões

A segunda-feira começa com muito serviço em Linhares. A Defesa Civil municipal, com o apoio das demais secretarias, do Corpo de Bombeiros e da Força Aérea Nacional, está intensificando os trabalhos de abertura de estradas e socorro às vítimas por meio de barcos e helicópteros. A situação mais crítica está no interior do município, área que foi a mais castigada pelas águas. A intensidade da destruição já supera a grande enchente de 1979. A prefeitura estima um prejuízo que pode superar os R$ 20 milhões.

O cenário em áreas como Santo Hilário, São Rafael, Humaitá, Palmas, Bagueira, Don Orione, Chapadão das Palminhas, Japira, todas no interior de Linhares, e também em Povoação, Regência, Brejo Grande e Degredo, na região litorânea, é de destruição total. Várias pontes foram destruídas, estradas foram levadas pelas águas, há queda de barreiras, pastos inteiros estão alagados, muitos imóveis foram condenados, lavouras inteiras foram perdidas e muito gado morreu afogado.

Desde o início do temporal, a prefeitura montou uma Força Tarefa, incluindo secretários, servidores municipais, empresários e representantes de concessionárias que prestam serviço à administração pública para minimizar o impacto causado pelas águas. O prefeito Nozinho Correa está visitando os locais atingidos e conversando com a população que foi vítima do temporal.

"Todos estamos empenhados em trabalhar ao máximo por nossa cidade. A prioridade agora é salvar vidas e garantir atendimento digno às famílias que estão desabrigadas ou ilhadas em casas. Não vamos medir esforços para superar essa tragédia", afirmou o prefeito.

Ao todo 150 pessoas estão desabrigadas. Todas foram levadas para o Ginásio Poliesportivo do bairro Nossa Senhora da Conceição. O município está auxiliando no recolhimento de donativos para as famílias atingidas pela chuva.

A quantidade de roupas e agasalhos arrecadados é suficiente, mas ainda é preciso água potável e alimentos não perecíveis. Quem quiser colaborar, as entregas podem ser feitas na quadra do ginásio do bairro Conceição ou na igreja Matriz, no Centro.