Procon Linhares: conheça seus direitos na hora de comprar móveis

Comprar um móvel pode parecer simples, mas o consumidor deve ficar atento para evitar uma série de problemas como atrasos na entrega do produto, demora na montagem, montagem incorreta e incompleta e produtos entregues com danos. Para evitar tais aborrecimentos, o Procon de Linhares apresenta uma série de dicas valiosas.

Antes de tudo, o consumidor deve buscar referências sobre a loja e certificar-se sobre a qualidade dos produtos, seja um móvel pronto ou planejado. Além disso, o Procon informa que, no ato da compra, o consumidor deve combinar o dia e hora da entrega do móvel e exigir que seja feito por escrito.

"A Lei Estadual nº 9.500/2010 obriga os fornecedores de bens e serviços localizados no Estado do Espírito Santo a fixar data e turno para a entrega dos produtos. O consumidor deve exigir o cumprimento do seu direito", explicou o coordenador do Procon municipal, Alysson Francisco Gomes Reis.

Ainda segundo Alysson, atualmente a montagem dos móveis não é obrigatória, mas se a loja oferece o serviço, ela deve cumprir o prazo combinado com o consumidor e isso deve ser acertado no momento da compra. O Procon recomenda ao consumidor que solicite por escrito o dia e hora da entrega e também da montagem dos móveis. A partir do momento em que o fornecedor se comprometer ele terá que cumprir.

Outro item a ser analisado é a entrega de produtos diferente do pedido ou com danos. O Procon Linhares recomenda que os consumidores confiram, no ato da entrega, se os móveis recebidos foram exatamente os escolhidos e adquiridos na loja.

"O artigo 35 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor estabelece que, em caso de descumprimento da oferta, existem três possibilidades de reparação: que o cliente exija o cumprimento forçado do que foi contratado ou comprado, aceite outro produto ou serviço equivalente, ou cancele a compra ou contrato e seja reembolsado de acordo com a quantia paga, corrigida monetariamente", finalizou Alysson.