Secretaria de Educação vai fiscalizar o transporte escolar público no município

A secretaria de Educação de Linhares começou nesta segunda-feira (15) uma fiscalização em todos os ônibus, micro-ônibus e vans escolares contratados, por meio de licitação, para realizar o transporte dos alunos da rede pública de ensino do município. Ao todo, cerca de 80 veículos, responsáveis por 152 rotas, serão fiscalizados.

A fiscalização será feita por dois funcionários da secretaria de Educação. Eles estarão equipados com máquinas fotográficas e aparelhos de GPS e vão avaliar as condições do transporte, a presença de equipamentos de segurança obrigatórios, o estado de conservação do automóvel bem como a documentação do veículo e do motorista.

"Vamos conversar aleatoriamente com alguns pais e alunos para saber se os veículos estão passando nos horários certos, se a qualidade do serviço está sendo prestada de forma correta e se o condutor dirige de forma responsável e segura. Queremos ter a certeza de que os alunos que utilizam o serviço de transporte licitado pela prefeitura estão recebendo um bom atendimento. Também queremos saber se os alunos estão cumprindo a parte deles, como o uso do cinto de segurança que deve ser obrigatório para todos", afirmou o subsecretário de Educação, Sérgio Lopes.

Também será verificado se o ônibus, micro-ônibus ou van possui laudo de vistoria dos equipamentos obrigatórios e de segurança de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, a permanência de um acompanhante, nas rotas onde for necessário, para acompanhar os alunos dentro do veículo e na ocasião de embarque e desembarque dos estudantes, entre outras exigências.

A fiscalização será contínua e não tem data para terminar. O objetivo da secretaria de Educação é garantir que os alunos atendidos pelo serviço recebam um bom atendimento. Caso isso não aconteça, o município tomará as medidas legais contra a empresa que poderá ter, inclusive, o contrato com a prefeitura cancelado.