Mais de 300 atendimentos na Casa de Acolhida São Francisco de Assis

A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis, que fica localizada na região do Olaria, atendeu, no mês de maio, exatos 307 peregrinos vindos de vários municípios capixabas e de outros estados como Bahia, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro, por exemplo. Atendeu também um peregrino argentino.

Desse total, 26 receberam passagens da Secretaria Municipal de Assistência Social para retornarem às suas cidades de origem, e outros oito peregrinos foram deslocados para suas regiões com o apoio das assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura de Linhares e que atuam no serviço de abordagem social.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador, explica que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis, trabalha para com soluções efetivas e conscientes para cuidar dos peregrinos que chegam a Linhares com a ajuda de uma equipe especializada.

"A administração municipal sempre tomou todas as medidas possíveis para solucionar o problema dos moradores de rua, além de tratar, com total atenção, de outras questões e situações semelhantes. Diversas medidas são adotadas para extinguir ou reduzir a incidência de pessoas que vivem nesse estado", destaca o secretário.

Quando chegam à Casa de Acolhida, todos recebem material de higiene pessoal, alimentação, vestuário, atendimento médico e outros. Somente este mês, 22 peregrinos retornaram às suas cidades de origem com passagens doadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

"Assim que casos de moradores de rua são registrados, uma equipe do Centro Especializado faz uma abordagem social na qual se busca conhecer essas pessoas, orientá-las, informá-las e encaminhá-las à rede socioassistencial do município para os atendimentos necessários", explica Ivan.

Carro e Doações

Um carro foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social para contribuir com os serviços prestados pela Casa de Acolhida. Conforme a Coordenadora da Casa, Adirlete Loureiro Duarte, é um sonho que se realiza após 10 anos.

Ela aproveita para solicitar a colaboração da comunidade na doação de peças de vestuário e roupas de frio que são destinadas aos peregrinos que chegam ao local e podem ficar por até três dias. A Casa de Acolhida São Francisco de Assis funciona na Rodovia Estadual Roberto Calmon – sentido Linhares-Rio Bananal, no bairro Olaria. O telefone é o (27) 3371 1466.