Secretária de Educação viaja a Brasília para discutir Escola de Tempo Integral

Discutir e avaliar as contribuições das atividades de esporte, cultura, arte e lazer na educação em tempo integral. Esta é uma das metas do Plano Nacional de Educação que está em fase de aprovação pela Câmara dos Deputados, por meio do Programa Escola de Tempo Integral.

E para ouvir os municípios e estados brasileiros para conhecer a realidade e avaliar a possibilidade de antecipar a implementação deste programa – cuja efetivação tem prazo até o ano de 2020 – que a Secretária de Educação de Linhares, Professora Ana Maria Paraíso Dalvi, viaja a Brasília nesta quarta-feira para representar os dirigentes municipais de educação do Espírito Santo. Ela retorna na sexta, dia 23.

Com as novas mudanças nacionais em que as escolas passarão a funcionar em tempo integral, Ana Maria Paraíso Dalvi diz que é fundamental discutir com a comunidade escolar como ocorrerá o processo na rede municipal ampliando, além da carga horária, espaço e políticas educacionais.

"Agregar, dialogar e construir juntos. É isso que estamos fazendo em Linhares", destaca a Secretária. Ela cita, por exemplo, o Projeto Cuidando de Você em Dois Tempos, quando no contra-turno escolar estudantes da rede municipal de ensino desenvolvem atividades esportivas e lúdicas, como música, em núcleos na sede e interior do município.

"Vamos ter escolas em tempo integral, porque é uma excelente ideia, mas queremos fazer uma escola sempre diferente, fora da mesmice, onde os estudantes tenham vontade de estar. Para isso, manteremos esse ritmo, a empolgação com que são desenvolvidos os projetos", afirma a secretária.