Nova Esperança: investir nas pessoas é garantir um futuro melhor

Falar de infraestrutura em Linhares já se tornou algo rotineiro. Em cada canto da cidade, é possível ver máquinas da Prefeitura trabalhando, seja qual for o bairro ou região, para garantir melhor qualidade de vida aos moradores. Mas, no bairro Nova Esperança, o resultado desses investimentos vai além: aos poucos, um dos bairros considerados mais violentos da cidade abre espaço à "esperança" de um futuro melhor.

Lá, os moradores recebem cuidados especiais. O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) oferece cursos profissionalizantes aos jovens e adultos com o intuito de reforçar a renda familiar e garantir às pessoas acesso aos direitos básicos de um cidadão. O Cras também oferece às crianças e adolescentes do bairro oficinas de artes e reforço escolar.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Adelson Del’Santo", além do conteúdo didático, os alunos aprendem valores éticos como cordialidade, tolerância e solidariedade por meio de um calendário. A cada mês, os professores trabalham um valor diferente e contam com a presença das famílias na escola.

E o que dizer de um circo só para os moradores? No bairro Nova Esperança "tem sim senhor!". A Prefeitura de Linhares criou o projeto que oferece oficinas circenses às crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos. O circo Nova Esperança é uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O bairro Nova Esperança ainda vive a expectativa da construção de um Complexo Esportivo. O espaço irá oferecer não só esporte e lazer, mas, principalmente, uma nova opção de vida aos jovens da comunidade. Jovens que também contam com o trabalho desenvolvido pelo projeto Meninos da Terra, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e fortalece o papel da escola como elemento de socialização, proteção e desenvolvimento por meio de atividades recreativas.

Na área da saúde, a população ganha reforço. É que, no bairro, a Unidade de Saúde da Família agora atende em horário estendido, ou seja, o morador que trabalha o dia todo pode cuidar melhor da sua saúde e receber atendimento após o expediente. O bairro também conta com atendimento de uma ambulância 24h.

A infraestrutura acompanha o desenvolvimento social da região. A Secretaria Municipal de Obras está pavimentando 63 ruas e 5 avenidas do bairro Nova Esperança, com mais de 43 mil m² de blocos sextavado, e implantando cerca de 2 mil m² de rede de esgoto. Isso significa mais saúde e saneamento para as pessoas.

"Vivemos uma nova realidade. Nunca se investiu tanto no bairro Nova Esperança", disse o Presidente da Associação Comunitária do Nova Esperança, Samuel Mathias.

Essas são ações que, juntas, aos poucos, melhoram a vida dos moradores e mudam a realidade de uma comunidade que traz no nome a "Esperança".