Prefeitura vai realizar mutirão no Olaria para prestar assistência às famílias desabrigadas com a cheia do Rio Doce

Em continuidade ao trabalho de assistência aos desabrigados pela cheia do Rio Doce, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, inicia nesta quinta-feira, 06, visitas às famílias que já retornaram às suas residências, no bairro Olaria.

Uma equipe de assistentes sociais e psicólogos do Centro de Referência e Assistência Social do bairro Conceição (Cras) estará de casa em casa fazendo cadastro e levantamento das principais perdas para definir uma nova estratégia de atendimento aos moradores, de acordo com as demandas de cada um.

De acordo com a coordenadora do Cras Conceição, Rosilene Calombé Corrente, será realizado um levantamento sobre os danos e as necessidades mais urgentes de cada família. “As equipes passarão por cada um dos imóveis impactados pela cheia do Rio Doce, mapeando essas famílias para direcionar os auxílios de forma mais organizada, caso as famílias estejam dentro do perfil social exigido, e também para providenciar benefícios necessários”, explicou.

“Continuamos empenhados em prestar assistência para todas as famílias do bairro Olaria, desde o primeiro momento que elas tiveram que deixar seus imóveis para ficar abrigadas no ginásio. Mesmo de volta para casa, a realidade não é a mesma. Por isso, o objetivo do mutirão é identificar cada necessidade para continuarmos prestando assistência e desenvolvendo políticas públicas em favor dessas famílias”, destacou o secretário de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

Desabrigados ficaram em ginásio

Com a cheia do Rio Doce – que chegou a atingir 5,98 metros, 33 famílias – que totalizam 96 pessoas –, todas do bairro Olaria, tiveram que deixar seus imóveis para ficarem abrigadas no Ginásio Poliesportivo Leandro Arpini, no bairro Conceição.

Durante este período, as equipes da Prefeitura prestaram toda assistência para cada família. Lá elas receberam quatro alimentações, atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e médico, além de recreadores e material de higiene pessoal.