Alunos participam de palestra de incentivo à leitura na Biblioteca Municipal

Não há lugar mais apropriado para falar de leitura que a biblioteca. Com o objetivo de formar leitores críticos e incentivar o hábito de ler, a Secretaria Municipal de Cultura irá promover, nesta quinta-feira, às 19 horas, uma palestra sobre o assunto para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Bartouvino Costa, na Biblioteca Municipal "Antônio Azevedo Lima".

Quem vai ministrar a palestra é a escritora linharense, Arlene Campos. Arlene, professora de língua portuguesa e autora do livro "Recortes", irá abordar o tema "A importância de formar leitores críticos, com poder de decidir, não se tornando refém da indústria cultural". Os professores da escola também irão participar do momento dedicado à leitura.

Segundo o bibliotecário e idealizador do projeto, ELieser Moreira Santos Júnior, para que as pessoas tenham o hábito de ler é preciso incentivo ainda na infância. "Não nascemos leitores e, sim, nos tornamos à medida que somos estimulados a criar esse ‘hábito’. Essa tarefa árdua, porém muito gratificante, precisa ser estimulada pelos pais, professores e mediadores da informação", disse.

Elieser ainda acrescentou: "Fomentar o uso do livro e formar leitores críticos não é uma tarefa que se faz a curto e médio prazo e, sim, em longo prazo. O conhecimento é o bem mais valioso que o cidadão pode adquirir, ele é unicamente seu e ninguém pode tirá-lo".